Prefeitura de Montes Claros abre oportunidade para economista

Oportunidade para Economista – Concurso Público da Prefeitura de Montes Claros

A Prefeitura de Montes Claros anuncia a abertura de vaga para Economista por meio de concurso público. Esta é uma oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte do serviço público e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.

Acesse o edital, clique aqui.

Conheça a história de Thiago da Costa, primeiro estudante com paralisia cerebral a se formar no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora!

Thiago da Costa, o primeiro estudante com paralisia cerebral a se formar no curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora, enfrentou desafios significativos ao longo de sua jornada acadêmica. Apesar das dificuldades físicas, Thiago demonstrou garra e ousadia ao perseguir seu sonho de se tornar economista, adaptando-se às suas limitações e encontrando apoio na universidade.

Ingressando inicialmente com o objetivo de se tornar jornalista, Thiago encontrou na economia uma área de interesse que se alinhava melhor com suas habilidades e interesses. Sua jornada acadêmica foi marcada por persistência e determinação, enfrentando desafios desde o início.

O suporte do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da universidade foi crucial para sua trajetória, proporcionando recursos e apoio personalizado para suas necessidades. O encontro com um mestrando em Economia, André Sobrinho, foi especialmente significativo, pois ele desenvolveu metodologias adaptadas para auxiliar Thiago em seu processo de aprendizagem.

Durante a pandemia, Thiago criou um perfil no Instagram, @economia_inclusiva, onde compartilha reflexões sobre economia e inclusão, demonstrando seu compromisso com a causa. Seu trabalho de conclusão de curso também abordou essa temática, orientado por uma professora especialista na área.

Após uma jornada de dez anos, Thiago finalmente se formou como economista, tornando-se o primeiro aluno com paralisia cerebral a alcançar esse feito na universidade. Sua conquista representa não apenas uma vitória pessoal, mas também um marco importante na promoção da inclusão e diversidade no mercado de trabalho para economistas.

Thiago agora almeja trabalhar na área de consultoria econômica voltada para a inclusão, realizando palestras e organizando treinamentos para promover a inclusão econômica e combater o capacitismo estrutural que afeta a economia. Seu objetivo é contribuir para uma compreensão mais ampla e inclusiva do sistema capitalista, visando um desenvolvimento econômico que beneficie a todos.

Comunicado de Suspensão do IX Programa de Recuperação de Crédito

Informamos que, a partir do dia 15 de abril de 2024, o IX Programa de Recuperação de Crédito estará suspenso. Esta medida segue a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme explicitado na Resolução nº 2.154, publicada no Diário Oficial da União na mesma data.

A suspensão baseia-se nos Acórdãos nº 369/2023 e 1279/2023 do Plenário do TCU. De acordo com esses acórdãos, o § 2º do artigo 6º da Lei 12.514/2011 se aplica exclusivamente a critérios de isenção, enquanto o artigo 7º, alterado pela Lei 14.195/2011, impede que conselhos concedam anistia ou remissão de dívidas sem uma autorização legislativa específica.

A decisão de suspender o programa foi aprovada pela maioria durante a 732ª Plenária do Conselho Federal de Economia, realizada em 12 de abril de 2024. Salientamos que acordos previamente firmados permanecerão válidos e inalterados.

Participe do 9º Desafio “Quero ser Economista” 2024: Conheça o Regulamento e Inscreva-se!

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) tem o prazer de apresentar o 9º Desafio “Quero ser Economista” 2024, uma oportunidade única para estudantes do ensino médio mergulharem no mundo da economia e explorarem seu potencial nesse campo empolgante.

Objetivos do Desafio:

  • Introduzir conceitos econômicos básicos aos estudantes do ensino médio, incentivando-os a se interessarem pelo estudo da Economia.
  • Estimular o envolvimento dos estudantes com as páginas oficiais do Cofecon nas redes sociais, promovendo interação e aprendizado.
  • Criar uma nova conexão entre os estudantes do ensino médio e as atividades do Cofecon, proporcionando uma experiência enriquecedora e inspiradora.

Como Participar:

O Desafio destina-se a estudantes do ensino médio, regularmente matriculados em instituições de ensino brasileiras credenciadas pelo Ministério da Educação. A participação é totalmente gratuita, não havendo qualquer taxa de inscrição. Ao se inscrever, os participantes concordam integralmente com os termos e condições do regulamento.

Requisitos para Participação:

  • Ser estudante do ensino médio, regularmente matriculado em instituições de ensino brasileiras credenciadas pelo Ministério da Educação.
  • Ser seguidor dos perfis “Quero Ser Economista” no Facebook e no Instagram.
  • Não possuir vínculo profissional com o Sistema Cofecon/Corecons e não possuir parentesco de até 2º grau ou sociedade financeira com estas pessoas ou com conselheiros do Sistema.

O Jogo:

O Desafio será realizado integralmente em ambiente online e a competição terá início no mês de junho de 2024 e duração de até quatro semanas, com desafios lançados conforme cronograma disponibilizado no portal oficial. Os competidores classificados para a Final terão seus vídeos analisados pela Comissão Avaliadora do Desafio, que seguirá critérios como clareza da exposição, coerência de ideias, precisão do conteúdo, relevância do tema, criatividade e originalidade do material.

Os três primeiros colocados serão premiados com valores em dinheiro, e serão concedidas menções honrosas aos dez participantes mais bem colocados na competição, assim como às respectivas Instituições de Ensino.

Comissão Organizadora e Penalidades:

Serão desclassificados os participantes que agirem de forma inadequada, irresponsável, desrespeitosa ou antiética. Uma Comissão Organizadora será responsável pela administração do Desafio, garantindo a integridade e o bom andamento da competição.

Inscreva-se agora mesmo e dê o primeiro passo rumo a uma jornada de descoberta e aprendizado econômico!

Clique abaixo para acessar o regulamento completo do Desafio “Quero ser Economista” 2024 e saiba mais sobre como participar. A sua aventura econômica espera por você!

11_Resolucao_2.152_02.04.2024_DQSE_2024.pdf.crdownload

SEI_0008024_Resolucao_2152

A ESPERA ACABOU! VEM AÍ O 4°SEEMG️! 🔺⏰

O 4° Seminário dos Estudantes de Economia de Minas Gerais está chegando. Este ano, o tema escolhido é “Raízes e Horizontes: A economia de Minas Gerais em pauta”. 

Com o objetivo de promover reflexões sobre diversos assuntos no campo da atuação do economista e, com a ajuda de convidados conceituados nas mais diversas áreas da economia, proporcionar atividades interativas, palestras e debates que busquem incentivar os seminaristas – economistas em formação – o Seminário busca construir o futuro de Minas Gerais. 

As discussões deste ano serão pautadas na economia do estado de Minas Gerais. Será trazida uma visão histórica aliada a análises da conjuntura atual. Discutiremos a questão fiscal, os investimentos e as expectativas, além do desenvolvimento regional. Fique ligado na programação pelo Instagram (@coreconacademicomg).

Você não vai ficar de fora dessa, né?! 😉

Celebrando 50 Anos de Excelência em Ciências Econômicas da Unimontes

Em uma jornada marcada por inovações acadêmicas e contribuições significativas para o campo econômico, celebra-se um momento importante para a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. A Audiência Pública especial, organizada em reconhecimento ao cinquentenário do curso de Ciências Econômicas, reafirmou a importância e o impacto contínuo do programa não apenas no contexto acadêmico, mas também no desenvolvimento socioeconômico do norte de Minas Gerais.

A presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Valquíria Assis, marcou presença no evento, apoiando iniciativas que valorizam a educação econômica e estimulam a formação de profissionais capacitados.

Expressamos nossa gratidão à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, bem como às Deputadas Lohanna França e Beatriz Cerqueira, por seu apoio inestimável e pelo reconhecimento do valor fundamental que a educação econômica representa para nossa sociedade.

A cerimônia foi também uma ocasião para homenagear figuras centrais na história do curso: a Sra. Ilva Ruas Abreu, decana do Departamento de Ciências Econômicas, e o Sr. Wagner de Paulo Santiago, Reitor da Unimontes, os quais receberam certificados simbolizando suas contribuições excepcionais.

Este evento não celebra apenas um legado, mas também renova nosso compromisso em promover e apoiar o ensino e a pesquisa em economia, motivando gerações futuras de economistas.

Assista à transmissão completa do evento, abaixo:

 

Balneário Camburiú recebe o XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia

O XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia acontecerá nos dias 16 a 18 de outubro em Balneário Camboriú e terá como tema oficial “A contribuição do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil e suas regiões”. O projeto preliminar do evento foi aprovado na 731ª Sessão Plenária do Cofecon.

“A contribuição do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil e suas regiões”. Este foi o tema escolhido para o XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), que será realizado nos dias 16 a 18 de outubro em Balneário Camboriú. O tema central do encontro e o projeto preliminar foram aprovados na 731ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada nos dias 15 e 16 de março.

Na justificativa, o Corecon-SC argumenta que o Sistema Cofecon/Corecons atua como um catalisador crucial para o desenvolvimento regional brasileiro e que “o desenvolvimento regional é um processo multifacetado que busca a redução das disparidades socioeconômicas entre as regiões, impulsionando a geração de renda, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. No entanto, diversos obstáculos impedem o florescimento do desenvolvimento regional no Brasil”. Neste sentido, os economistas têm papel fundamental: “através de sua expertise e conhecimento técnico, atuam na identificação de problemas, na formulação de políticas públicas e na proposição de soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento regional”.

Estão previstas transmissões ao vivo da solenidade de abertura (que inclui uma palestra magna sobre o tema central do evento e a entrega do Prêmio Brasil de Economia), do Fórum da Mulher Economista e da plenária final.

A Comissão Organizadora do XXVIII Since é composta por Paulo Dantas da Costa e Flávia Vinhaes Santos, presidente e vice-presidente do Cofecon; André Luiz Koerich e Eliane Maria Martins, presidente e vice-presidente do Corecon-SC; Paulo Roberto Polli Lobo, Maria de Fátima Miranda e Mônica Beraldo Fabrício como integrantes escolhidos pelo Cofecon; e Silvio José Martins Filho, Adriano de Amarante e Janine da Silva Alves como integrantes escolhidos pelo Corecon-SC.

O Since

O Since é o principal espaço de debates de questões referentes à formação e mercado de trabalho dos economistas e ao aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons. Um grupo especial também debate estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil. As decisões são tomadas em assembleia, na qual cada Conselho Regional de Economia tem um número de delegados com direito a voto.

O evento é realizado a cada dois anos – a edição anterior aconteceu em João Pessoa, Paraíba, em 2022. Na edição deste ano – que ocorrerá no hotel Sibara – são esperados cerca de 300 participantes.

Banco Central reduz ritmo de queda dos juros

Banco Central sinaliza desaceleração do ritmo de corte na Selic a partir de junho. Copom indica que deve promover apenas mais uma redução de 0,5 na taxa de juros e que passará a promover cortes ainda menores nos demais encontros do colegiado.

Segundo ata do encontro, uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros deve ocorrer apenas na próxima reunião, agendada para maio. De junho em diante, os cortes devem ser menores, indica o documento.

Incertezas quanto ao comportamento da inflação é apontado pelo Comitê como justificativa para decisão na redução do ritmo de redução  dos juros.

ALMG homenageia o Curso de Ciências Econômicas da Unimontes pelos 50 anos de excelência

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a pedido da Deputada Lohanna de Oliveira, realiza na quarta-feira, 27/03,  Audiência Pública em reconhecimento à trajetória de sucesso do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes que completou 50 anos de excelência acadêmica.

Diplomas

No momento, será apresentado a relevância contínua do curso, além da entrega pelo Corecon-MG de diplomas de congratulações  para a Sra. Ilva Ruas Abreu, decana do Departamento de Ciências Econômicas, e para o Sr. Wagner de Paulo Santiago, Magnífico Reitor e professores presentes.

A Plenária se dará no dia 27 de março de 2024, às 9h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Venha conosco celebrar a excelência acadêmica e as conquistas do campo das Ciências Econômicas. Assista a audiência no link abaixo.

A presença de todos é essencial para tornar esta homenagem ainda mais significativa! A Assemblei irá transmitir a audiência ao vivo, acesse aqui.

Presidente do Corecon-MG participa de aula inaugural de curso de economia

A presidente do Corecon-MG, Valquíria Assis, participou nesta terça-feira, 19/03, em Montes Claros de aula inaugural com a presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, para o curso de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. 

Valquíria lembrou os estudantes e presentes que, neste ano, o Corecon-MG completa 59 anos. “A gente sabe que ser economista é uma tarefa muito grandiosa e queremos festejar perto dos futuros economistas e dos professores que formam estes profissionais. Pretendemos voltar à Montes Claros e, a esta Universidade”, exclamou Assis.

Desejou aos alunos um bom início de aulas e declarou boas-vindas ao curso de economia e lembrou que o Conselho Regional de Economia – Corecon-MG fica em Belo Horizonte e está de portas abertas.