Com o surgimento do coronavírus, uma doença completamente nova, é normal que apareçam muitas dúvidas e preocupações sobre o assunto, que levam ao uso da internet como um meio de esclarecimento. A informação é, de fato, uma das ferramentas de prevenção ao Covid-19, já que nos permite a adoção de hábitos adequados que evitam a contaminação. No entanto, é preciso ter cuidado com o conteúdo que consumimos, pois a disseminação de notícias falsas é cada vez mais frequente e pode nos levar, na verdade, à desinformação. Pensando nisso, preparamos uma lista com oito fontes confiáveis para você se manter atualizado sobre o assunto sem o risco de equívocos. Confira:

Organização Mundial da Saúde (OMS)

No site da OMS você encontra desde as informações básicas sobre a doença, como histórico, sintomas e prevenção, até os relatórios periódicos sobre a evolução da pandemia, lista de perguntas frequentes, vídeos instrutivos e notícias diárias sobre o Covid-19. Além do site, a Organização lançou ainda um robô para fornecer informações pelo WhatsApp, que já conta com versão em português. Para acessar, basta mandar “Oi” para o número +41 (22) 501-7735 ou clicar neste link.

Ministério da Saúde

Na página oficial do Ministério da Saúde do Brasil, você encontra as portarias publicadas pelo governo em relação ao novo coronavírus, dados sobre a distribuição de testes no país, informações sobre o plano de contingência nacional e boletins epidemiológicos editados pela Secretaria de Vigilância em Saúde. O Ministério também dispõe do projeto Saúde Sem Fake News, que esclarece dúvidas e boatos à população através do WhatsApp (61) 9 9289-4640 e conta com uma página especial dedicada à checagem de fatos. 

Secretaria de Estado de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais traz em seu site diversas orientações sobre o coronavírus, tanto para a população em geral quanto especificamente para os profissionais de saúde e gestores municipais. O site conta ainda com legislações pertinentes a respeito da doença e informes epidemiológicos diários, contendo os números oficiais de casos suspeitos, confirmados e de mortes no estado. A Secretaria também tem WhatsApp para prestar esclarecimentos à população: (31) 9 8272-0553.

Secretaria Municipal de Saúde

Na página da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, além de perguntas e respostas sobre o Covid-19, você encontra as publicações oficiais (decretos e portarias) da prefeitura da cidade sobre a doença, notas técnicas e informativas e recomendações de boas práticas. O site traz ainda uma lista com os Centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital mineira que estão aptos a atender pessoas com sintomas do coronavírus. Também há informações sobre a distribuição de cestas básicas para famílias de alunos da Rede Municipal de Educação durante a quarentena, e um serviço de consulta on-line em parceria com a Unimed-BH (somente para cidadãos belo-horizontinos cadastrados nos Centros de Saúde).

Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

Pelos canais da OPAS, é possível conferir as principais informações sobre a doença e acompanhar atualizações diárias com os acontecimentos mais importantes sobre o novo coronavírus. A organização também disponibiliza um mapa situacional atualizado diariamente com todos os casos ocorridos ao redor do mundo, contendo uma curva de crescimento da pandemia e diversos outros números relativos à disseminação da doença.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A Fiocruz é uma das instituições de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas que está envolvida na busca de soluções para o Covid-19. Por isso, as páginas da Fundação são ideais para a busca de conteúdos científicos e técnicos, como investigações da eficácia de medicamentos contra a doença, análises integradas de tecnologias e soluções para o enfrentamento à pandemia, planos de contingência, entre outros estudos. A instituição disponibiliza diversos materiais de pesquisa para download, informações para pesquisadores, atualizações sobre a construção de um centro hospitalar especializado, além de vídeos e textos de especialistas sobre o novo coronavírus.

Aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS)

Disponível para Android e IOS, o aplicativo Coronavírus-SUS facilita o acesso a diversos tópicos a respeito da doença, como os sintomas, formas prevenção, o que fazer em caso de suspeita e infecção, um mapa indicando unidades de saúde próximas e uma área de notícias oficiais do Ministério da Saúde com foco no Covid-19. Ativando as notificações, você fica por dentro de todas as novidades pelo seu celular.

Organização das Nações Unidas (ONU)

Para refletir sobre questões políticas, sociais e econômicas globais relacionadas à pandemia, a ONU Brasil dispõe de uma playlist com mais de 40 vídeos em seu canal do YouTube. Os conteúdos evocam questões como solidariedade, ações humanitárias, apoio aos trabalhadores, auxílio aos imigrantes, proteção às crianças, violência doméstica versus isolamento social e valorização da ciência e da educação. O canal também traz pronunciamentos oficiais de representantes da ONU e da OMS.

Coronavírus: conheça fontes de informações oficiais para não cair em fake news
Tags:                                                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *