Aos Economistas de Minas Gerais,

 

Dirijo-me a vocês para me despedir, após três anos à frente do nosso Conselho Regional de Economia (Corecon-MG).

 

Ao longo de três mandatos, muito foi feito para cumprir nossas obrigações legais, não só no que se refere ao registro e fiscalização do exercício profissional, mas ao resgate da autoridade técnica dos (as) economistas mineiros.

 

Entre as realizações dos três mandatos que me foram democraticamente conferidos, quero citar as seguintes iniciativas:

 

Organizamos e executamos o XXII Congresso Brasileiro de Economia, em Belo Horizonte, que reuniu mais de 1200 participantes de todo o país.

 

Aprovamos a possibilidade de entrada dos bacharéis em Relações Econômicas Internacionais, como registrados do Corecon-MG, sempre que se fizer necessário para a vida desses profissionais.

 

Tive a satisfação de implementar projetos de reforma administrativa; promover auditorias externas; organizar as áreas contábil e de cobrança; cuidar do patrimônio, reformar a sede própria e mantê-la em bom estado de conservação; fazer investimentos em informática e na melhoria do ambiente de trabalho; oferecer treinamento aos servidores no aprimoramento de suas competências.

 

Foi possível, ao longo dos três mandatos, criar organizações que ficarão na história dos economistas mineiros, como o Observatório das Desigualdades Econômico-Sociais, em parceria com a Fundação João Pinheiro; o Instituto Corecon Cultural;  o Corecon Mulher e o Corecon Acadêmico.

 

Formatamos e executamos projetos para estarmos mais próximos das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos formandos em Economia e Relações Econômicas Internacionais, oferecendo-lhes as informações necessárias sobre o exercício da profissão e auxiliando com palestras e participações em seus seminários e eventos acadêmicos.

 

Atendemos às demandas da mídia, levando à população os devidos esclarecimentos de várias questões econômicas, importantes para os cidadãos mineiros.

 

Na linha das principais realizações, não poderia deixar de citar os cursos de Perícia Técnica, que nos permitiram apoiar a criação de um Núcleo de Peritos de Minas Gerais, que conta com total apoio do Corecon-MG. As portas estão abertas para seguirmos apoiando os Economistas em suas demandas por melhor qualificação técnica.

 

Tudo o que fizemos foi antecedido de um Planejamento Estratégico, que envolveu servidores e Conselheiros (as) e estabeleceu objetivos e metas para cada um dos setores do Conselho, permitindo a monitoria e acompanhamento, com as devidas correções de rumos, nos momento certos.

 

Seguimos co-patrocinando o já consagrado Prêmio Minas de Economia, em parceria com o BDMG, e estabelecemos um diálogo franco em defesa dos (as) registrados (as) junto aos Governos Estadual e Municipais, parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM).

 

Mais do que nunca, reforçamos nossos vínculos com o mundo acadêmico e com os Movimentos Sociais, sempre em defesa dos interesses de nossa categoria, da democracia e da melhoria da sociedade.

 

Por fim, não poderia deixar de agradecer aos servidores do Corecon-MG, sem os quais o sucesso de três gestões não teria sido possível.

 

Assim me despeço, com a alegria do dever cumprido, esperando ter bem servido aos interesses dos (as) Economistas mineiros.

 

Paulo Roberto Paixão Bretas
Presidente 2017-2019
Economista Paulo Bretas despede-se da presidência do Corecon-MG após três anos de gestão
Tags:                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *