No dia 18 de dezembro de 2020, o canal do Corecon-MG no YouTube transmitiu ao vivo o lançamento do livro “Exploração Capitalista e Desigualdade de Renda”, de autoria do economista e professor da Unimontes, Luiz Antonio de Matos Macedo. O evento contou com a presença da presidente do Corecon-MG, Tania Teixeira, com comentários de Paulo Bretas, conselheiro do Corecon-MG, e moderação de Cândido Fernandes, professor aposentado da UFMG.

Sobre os participantes

Autor da obra

Luiz Antonio de Matos Macedo é doutor em Economia pela Universidade College London e participou do Fellowship Program do Centro Sraffa de Economia Política, da Universidade Roma Tre. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e professor em exercício na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Comentarista

Paulo Roberto Paixão Bretas é economista pela UFMG, MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Planejamento Estratégico pelas Universidades de Ottawa (Canadá) e Javeriana (Colômbia). É professor do Centro Universitário Una e da Fundação Dom Cabral, assessor técnico da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e conselheiro do Corecon-MG.

Moderador

Cândido Luiz de Lima Fernandes é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG e em Direito pela PUC-Minas, Mestre em Economia pela UFMG e Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ. Aposentou-se em julho de 2010 como professor associado da UFMG.⠀⠀⠀

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidad de Valencia. Atualmente é presidenta do Corecon-MG, professora da PUC-Minas e pesquisadora do Nutra/Proex/PUC-Minas.

Sobre o livro

Exploração capitalista e desigualdade de renda
Capa do livro “Exploração Capitalista e Desigualdade de Renda”. Imagem: Reprodução/Editora Unimontes

“Exploração Capitalista e Desigualdade de Renda”é uma obra técnico-científica que analisa a desigualdade de renda ligada à distribuição da renda nacional, segundo a natureza dos rendimentos (do trabalho e da propriedade), numa sociedade capitalista. Para isso, baseia-se em formulações de Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx e Piero Sraffa, autores que associam esta distribuição à exploração dos trabalhadores, cujo modus operandi é analisado com  base em modelos da produção social capitalista. O e-book encontra-se disponível para download gratuito no site da Editora Unimontes e a versão impressa estará disponível para compra em breve, nessa mesma editora.

⠀⠀⠀

Lançamento ao vivo: Livro “Exploração Capitalista e Desigualdade de Renda”
Tags:                                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *