O CORECON Acadêmico é uma extensão do Conselho Regional de Economia da 10ª Região/MG – CORECON/MG, criado no dia 8 de setembro de 2017 e regulamentado por Estatuto próprio, possui representação pelos estudantes graduandos em Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais, do Estado de Minas Gerais junto ao CORECON – MG. O CORECON Acadêmico situa-se na Rua Paraíba, 777 – Savassi, Belo Horizonte.

O CORECON Acadêmico de Minas Gerais surgiu devido à necessidade de aproximar o CORECON-MG aos estudantes de Ciências Econômicas, a priori, e de Relações Econômicas Internacionais. A inclusão de estudantes desses dois cursos na instituição deu-se pela afinidade existente entre as grades curriculares.

O CORECON Acadêmico foi oficialmente criado na gestão do presidente Paulo Bretas na plenária final do XXII Congresso Brasileiro de Economia, ocorrida em 08 de setembro de 2017. No mesmo evento, criou-se uma comissão provisória composta por estudantes dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais do Estado de Minas Gerais, cuja finalidade foi de elaborar o estatuto da nova entidade. O processo de criação desse documento durou aproximadamente 3 meses e, após muito empenho e dedicação dos estudantes da comissão, ele foi aprovado na plenária do CORECON-MG, realizada em 11 de dezembro de 2017.