O Corecon Acadêmico de Minas Gerais realizou, no último fim de semana, dias 27, 28 e 29 de maio, o 2º Seminário dos Estudantes de Economia de Minas Gerais. O evento contou com o apoio do Corecon-MG, do Cofecon, da empresa CAB Brazil e do Centro Universitário Una, local onde foi realizado.

A proposta dos organizadores foi discutir o tema “Energias do futuro e desenvolvimento sustentável” junto aos futuros economistas e internacionalistas mineiros, buscando apresentar novas diretrizes para a organização da sociedade, pautadas pela sustentabilidade, equidade e com foco no progresso social e humano.

No primeiro dia do evento, além de saudações da presidenta e da vice-presidenta do Corecon-MG, Tania Teixeira e Valquíria Assis, e do presidente do Corecon Acadêmico-MG, Luan Reis, os participantes assistiram às palestras "Desenvolvimento econômico no pós-pandemia", com o economista-chefe do BDMG, Isak Silva; e "Como a governança pode assegurar o futuro das empresas", com Angélica Ribeiro, diretora da CAB Brazil.

Já no segundo dia do Seminário, ocorreram outras cinco palestras com especialistas conceituados. Foram elas: "O setor elétrico brasileiro", com o engenheiro da Cemig, Henrique Fernandes; "Crise do petróleo", com o coordenador geral do Sindipetro, Alexandre Finamori; “Desenvolvimento sustentável, energia e ODS", com o professor da UFJF e conselheiro do Corecon-MG, Lourival Batista; e "Cooperativismo de crédito e a inclusão financeira", com o gerente geral de negócios do Sicoob, Rodrigo Máximo.

Houve ainda um grupo de trabalho, um júri-simulado sobre a privatização da Eletrobrás e uma roda de conversa sobre "A importância do setor público para o desenvolvimento regional", com participação de Thiago Toscano, presidente da Codemge, e Marcelo Bomfim, presidente do BDMG. A mediação ficou por conta da presidenta do Corecon-MG, Tania Teixeira.

Por fim, no último dia da programação, ocorreu a palestra "Histórias, tendências e impactos de questões ESG no mercado financeiro", com o gerente sênior de ESG da KPMG do Brasil, André Winter, e a apresentação dos resultados do júri-simulado ocorrido no dia anterior. Foi celebrada ainda a posse da nova gestão do Corecon Acadêmico de Minas Gerais.

Cerca de 70 alunos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais participaram do Seminário, vindo das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (UFOP), Uberlândia (UFU), São João Del-Rei (UFSJ), Viçosa (UFV) e Juiz de Fora (UFJF), além da PUC Minas e do Centro Universitário Una, entre outras.

2º Seminário dos Estudantes de Economia de Minas Gerais recebe cerca de 70 futuros economistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *