A suspensão de registro caracteriza-se como um dos benefícios concedidos ao profissional que comprove o não exercício da profissão, temporariamente, quando este enquadrar-se em alguma das situações abaixo descritas, nos termos da Resolução nº 1.945/2015 do Conselho Federal de Economia (Cofecon):

•  ao profissional ausente do país em virtude de estudo ou trabalho, pelo período integral, devidamente comprovado;
•  ao profissional que comprove sua participação em cursos de pós-graduação realizados no Brasil, com duração superior a 360 horas/aula, e que permaneça sem a percepção de renda, circunstâncias a serem comprovadas por meio de documentos da instituição de educação e do empregador ou por outros meios oficiais;
•  ao profissional que comprove estar desempregado e não exercício de qualquer atividade profissional, de qualquer tipo ou natureza;
•  ao profissional que comprove seu afastamento integral das atividades laborativas em virtude de doença, com a percepção de auxílio-doença previdenciário a cargo do INSS, nos termos da Lei nº 8.213/91 e demais normas previdenciárias pertinentes, desde que o período de afastamento concedido seja igual ou superior a cento e oitenta dias.

Para solicitar a suspensão do registro, o interessado deverá imprimir requerimento abaixo, de acordo com a situação que motiva seu pedido. Após impresso e preenchido, o formulário deverá ser entregue, junto aos documentos exigidos no requerimento, pessoalmente ou pelos correios no setor de registro do Corecon-MG, localizado no seguinte endereço: Rua Paraíba, nº 777, Savassi – Belo Horizonte/MG – CEP 30130-140. Em caso de envio pelos correios, as cópias dos documentos anexos deverão ser autenticadas em cartório.

Requerimentos de suspensão

REQUERIMENTO DE SUSPENSÃO DE REGISTRO POR DESEMPREGO
REQUERIMENTO DE SUSPENSÃO DE REGISTRO POR AUSÊNCIA TEMPORÁRIA DO PAÍS
REQUERIMENTO DE SUSPENSÃO DE REGISTRO POR PERCEPÇÃO DE AUXÍLIO DOENÇA
REQUERIMENTO DE SUSPENSÃO DE REGISTRO POR PARTICIPAÇÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

ATENÇÃO: a suspensão de registro não é permanente, e sim temporária, tendo um prazo de validade diferente de acordo com cada situação. Esse prazo deve ser consultado nos respectivos requerimentos e, após encerrado, caso o profissional deseje continuar com seu registro suspenso, deverá solicitar a prorrogação da mesma forma a qual solicitou a suspensão através do devido requerimento abaixo.

Requerimentos de prorrogação de suspensão

REQUERIMENTO DE PRORROGAÇÃO DE SUSPENSÃO DE REGISTRO  POR DESEMPREGO
REQUERIMENTO DE PRORROGAÇÃO DE SUSPENSÃO POR AUSÊNCIA TEMPORÁRIA DO PAÍS
REQUERIMENTO DE PRORROGAÇÃO DE SUSPENSÃO POR PERCEPÇÃO DE AUXÍLIO DOENÇA