O Corecon-MG realizou nesta segunda-feira, 17, uma reunião com os coordenadores de Cursos de Ciências Econômicas em busca da adesão do coletivo na realização do Desafio “Quero ser Economista”, atividade que tem por objetivo apresentar os conceitos básicos da profissão de economista e o mercado de trabalho para jovens estudantes.
O vice-presidente do Corecon-MG, Lourival Oliveira, convidado pela presidente, Valquíria Assis, a acolher os presentes trouxe a relevância do Desafio para a comunidade acadêmica. Comentou da sua preocupação com o que tem percebido com os estudantes em fim de formação sobre o que entendem como sendo o Conselho de Economia. “Muitos se formam sem saber que precisam se registrar para exercerem a profissão, não é apenas um órgão de fiscalização, mas também de responsabilidade profissional”, afirmou Oliveira.
Salientou ainda que é necessário que seja dado ao exercício ilegal da profissão de economista o mesmo peso que é dado ao exercício ilegal da medicina. É sabido que, ainda hoje, muitos estudantes não compreendem o papel do Conselho, confundindo-o com associação de classe e até mesmo de sindicato. “O Conselho não é nada disso”, completou Oliveira. Afirma: “Ao contrário, o Conselho tem muitas responsabilidades, a começar pela qualidade com a formação e daí a necessidade de reforçar essa aproximação com os profissionais que estão diretamente envolvidos com a formação e com as questões do dia a dia dos espaços de ensino”..
Encerrou lembrando que a economia é uma formação ampla e para muitos um tanto difícil, o que acredita ser motivo para jovens escolherem profissões de outras áreas como administração e contabilidade. “É papel do Conselho buscar clarear a importância do economista tanto para o setor público quanto para o privado, as empresas. Junto aos jovens do ensino médio, uma das maneiras para estimulá-los quanto às ciências econômicas e aumentar a procura é deixar claro o que é ser economista, daí a import^ncia desse desafio lançado pelo Cofecon na busca por instigar o interesse pela formação..
Estiverem presentes os coordenadores, Silvio Castro, da Unicesumar, Francisco Horácio de Ouro Preto, campus Mariana, Édil Guedes, da PUC Minas, campus Praça da Liberdade, Marcelo Loural, do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Emerson Costa dos Santos e Nayara Penedo. Marcelo Loural lembrou que a UFU,realiza, anualmente, a atividade ‘Vem Pra UFU’, que acontece em todos os municípios com campi da universidade com o objetivo de aproximação com os estudantes de ensino médio e apresentação de uma mostra dos cursos de graduação e técnicos oferecidos pela instituição.
Ao final, os coordenadores se prontificaram em receber o material e distribuí-lo junto à comunidade escolar.