O Conselho Regional de Economia – 10ª Região – Minas Gerais (Corecon-MG) foi fundado em 11 de junho de 1965, através da Resolução nº 145 do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Com abrangência em todo território mineiro, faz parte do sistema Cofecon/Corecon’s, e seu objetivo é impedir a atuação de leigos e garantir o mercado de trabalho aos profissionais legalmente habilitados, fiscalizando o exercício da profissão de economista.
Faz parte das atribuições do Corecon-MG, enquanto autarquia de fiscalização do exercício profissional, contribuir para a formação de sadia mentalidade econômica através da disseminação da técnica econômica nos diversos setores da economia nacional, promover estudos e campanhas em prol da racionalização econômica do país e servir de órgão consultivo do Governo em matéria de economia profissional.
Além disso, o Conselho promove diversas ações e atividades em defesa da profissão do economista, em prol da formação e da capacitação para o mercado de trabalho e visando a ampliação do mesmo.
Missão:
Representar, defender, valorizar, promover o exercício da profissão do economista e interagir com a sociedade.
Visão:
Ser uma instituição de referência para os economistas na sua valorização profissional e construir canais para sua integração e participação na sociedade.
Valores:
Conduta ética, transparência, valorizar pessoas, cooperação, eficiência, eficácia e efetividade.