Na manhã do último sábado, 14 de setembro, o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) realizou em sua sede, em Belo Horizonte, uma reunião com coordenadores de cursos de Ciências Econômicas de várias instituições de ensino superior do estado. O encontro teve como objetivo principal discutir os desafios e oportunidades para a atualização do currículo dos cursos de Economia, além de promover um espaço para a troca de experiências e sugestões.
Participaram da reunião a vice-presidente do Corecon-MG, Carolina Rocha Batista, a Conselheira Federal Tania Cristina Teixeira, os conselheiros Ario Maro de Andrade, Beatriz Cavalcante de Oliveira Barros e Lourival Batista de Oliveira, além de diversos coordenadores de cursos. Entre os coordenadores presentes estavam: Marcelo Sartorio Loural, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Ilva Ruas de Abreu, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Graziella Magalhães C. de Castro, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Ana Márcia Rodrigues da Silva, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Nayara Peneda Tozei, da UFJF, campus Governador Valadares; Elvanio Costa de Souza, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Francisco Horácio Pereira de Oliveira, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Ana Maria Botelho e Edil Carvalho Guedes Filho, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e Mariângela Penido, da Faculdade Arnaldo.
Mudanças curriculares
O presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE) e professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Paulo Fracalanza, participou remotamente, compartilhando com os presentes a trajetória e a atuação da ANGE, instituição que promove debates nacionais sobre a reforma curricular dos cursos de Economia com foco na melhoria da qualidade do ensino. Durante sua fala, Fracalanza destacou a relevância do XXXIX Congresso da ANGE e da XXII Semana de Economia da PUC-SP, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2024, com o tema “A crise da ciência econômica e o pluralismo”. Ele também mencionou que, durante o congresso, haverá sessões especiais para os coordenadores, na qual serão discutidos temas importantes como “Mudanças curriculares, curricularização da extensão e novas tecnologias”. Fracalanza convidou todos os presentes a participarem do congresso.
A presidente do Corecon-MG, Valquíria Aparecida Assis, ressaltou a importância da aproximação entre o conselho e a comunidade acadêmica, visando fortalecer o ensino da Economia em Minas Gerais. “Nosso objetivo é contribuir de forma ativa para a modernização dos cursos e preparar os novos economistas para as demandas de um mercado em constante transformação”, afirmou Valquíria.
Após a fala da presidente Valquíria Assis, a Comissão de Educação do Corecon-MG assumiu a condução dos trabalhos, promovendo uma série de discussões sobre os desafios enfrentados pelos cursos de Ciências Econômicas e a necessidade de uma reformulação curricular e curricularização da extensão. Durante o debate, os coordenadores presentes debateram os desafios enfrentados no dia a dia, como a infraestrutura limitada e a escassez de recursos para modernização das grades curriculares.
Economia digital e sustentabilidade
Os coordenadores ressaltaram que, embora seja fundamental integrar áreas emergentes como economia digital e sustentabilidade, é crucial manter o foco nas bases teóricas e analíticas que formam a identidade dos cursos de Ciências Econômicas. A busca por esse equilíbrio entre inovação e tradição foi amplamente discutida, com a expectativa de que a reforma curricular possa proporcionar uma formação mais abrangente e alinhada às transformações sociais e econômicas atuais.
Ao final do evento, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho, composto por coordenadores e representantes do Corecon-MG, para acompanhar as ações propostas durante a reunião e contribuir com o debate nacional sobre a modernização dos cursos de Economia, por meio da ANGE. O encontro foi considerado um sucesso pelos coordenadores, que reforçaram a importância de encontros como este para fortalecer a colaboração entre as instituições e promover a constante evolução do ensino de Ciências Econômicas no estado.