Valquiria Assis, presidente do Corecon-MG reuniu na manhã desta quarta-feira, 26/06, os profissionais da instituição para juntos receberem a Dra. Suzana Cremasco, vice-presidente de Relações Institucionais da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB).
A presidente, Valquíria Assis, ao apresentar a Dra. Suzana aos presentes, lembrou da comemoração dos 59 anos do Conselho completados no início deste mês e de sua contribuição para a criação da CAMARB em 1998. À época, a presidente do Corecon-MG era Regina Nabuco. Completou felicitando a todos por estarem ali reunidos para a homenagem e finalizou passando a palavra à Dra.Suzana Cremasco.
Dra. Suzana veio homenagear o Corecon-MG, um antigo parceiro, em comemoração aos 25 anos de fundação da CAMARB. Agradeceu a recepção dos profissionais, em especial à presidente, Valquíria Assis. “A CAMARB é uma associação que foi constituída em 1998, aqui em Minas Gerais, para cuidar de solução de conflitos fora do poder judicial, com o uso de mediação, de arbitragem, de negociação, de conciliação, com o texto de resolução de disputas enfim, todos os meios extrajudiciais de conflitos e, hoje, a Câmara 25 anos depois é reconhecida no Brasil como sendo uma das principais instituições que fazem isso e tem a sua prática reconhecida”, disse.
Por ocasião da comemoração dos 25 anos, a CAMARB resgatou todas as instituições que foram responsáveis pela sua fundação, o Corecon foi uma dessas instituições, ao lado de outras grandes instituições. “Lá atrás fundou a nossa instituição, contribuiu e plantou semente para que ela pudesse se constituir, e esse gesto é um gesto para dizer que vocês foram responsáveis pela nossa fundação”, compartilhou.
A CAMARB atualmente realiza atividades no Rio, São Paulo, Goiânia, Salvador, Recife, Itajaí e Lisboa. Dra. Suzana esclareceu que a CAMARB ganhou o mundo ao longo dos 25 anos, e que estaria no Corecon para agradecer, e acima de tudo, para se colocar à disposição. “A gente enxerga esses meios extrajudiciais de solução de conflitos como uma oportunidade para que personagens de áreas para além do direito, possam atuar na área de perícia, de assessoria técnica, de pareceres. É uma das demandas que recebi”, disse. Disse ainda que estava levando consigo muito ‘para casa’, e que acima de tudo estava muito feliz por ter tido novamente as portas abertas.
A PLACA
“Homenagem de reconhecimento e agradecimento ao Conselho Regional de Economia, 10ª Região de Minas Gerais, pela importante contribuição para a fundação da CAMARB, Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial Brasil, reconhecida como uma das principais instituições brasileiras de administração de procedimentos extrajudiciais de prevenção e resolução de disputas empresariais”.
Valquíria Assis, presidente do Corecon-MG, agradeceu à CAMARB, na pessoa da Dra. Suzana, pelo reconhecimento e reiterou o compromisso da instituição com a promoção de uma economia mais colaborativa e justa.