Na última terça-feira, 2 de janeiro, o Conselho Regional de Economia da 10ª Região de Minas Gerais (CORECON-MG) realizou a 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2025. A reunião, iniciada às 18h30, foi conduzida pela economista Alzira Alice de Souza, conselheira com o registro mais antigo no órgão, que presidiu os trabalhos. Durante a sessão, foram empossados a presidente e o vice-presidente para a gestão de 2025, bem como os novos conselheiros e conselheiras para o triênio 2025-2027.
Confiança e fortalecimento
Carolina Rocha Batista e Francisco Horácio Pereira de Oliveira foram eleitos, por aclamação, para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (CORECON-MG), respectivamente.
Durante a cerimônia de posse, Carolina Rocha Batista agradeceu a confiança depositada pelos conselheiros e destacou a importância de dar continuidade aos projetos que fortalecem a classe econômica em Minas Gerais.
Conheça a nova presidente e o vice-presidente.
Presidente, Carolina Rocha Batista é uma economista brilhante, formada pela PUC-MG e mestre em Economia pela UNIFAL-MG. Com uma trajetória admirável, destaca-se por suas pesquisas inovadoras sobre modernização regional e desenvolvimento econômico em Minas Gerais. Atualmente, atua com excelência no planejamento financeiro do setor de comunicação e traz sua experiência enriquecedora como ex-Vice-Presidente do CORECON-MG para liderar a entidade com determinação e ousadia.
Vice-presidente, Francisco Horácio Pereira de Oliveira é um economista renomado, com uma carreira acadêmica e profissional exemplar. Doutor em Economia pelo Cedeplar/UFMG, possui vasta expertise em inovação, desenvolvimento regional e gestão de parques tecnológicos. Como professor dedicado da UFOP e colaborador da UFMG, Francisco é um entusiasta da promoção da cultura de inovação e do fortalecimento da economia mineira.
É bacharel em Ciências Econômicas (1998), mestre em Economia (2002) e doutor em Economia (2013) com ênfase em Economia Regional e Urbana pelo Cedeplar/UFMG. Possui experiência como docente em ensino superior desde 2000. Tem experiência na área de consultoria e gestão de parques científicos e tecnológicos, além de pesquisador com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica. Também possui experiência em projetos de estruturação de sistemas estaduais de inovação e projetos para a promoção da cultura de inovação em instituições de ensino superior. Atualmente é professor efetivo no curso de Ciências Econômicas da UFOP e professor colaborador, desde 2017, do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG.
Novos conselheiros
Também tomaram posse os conselheiros(as) eleitos para o triênio 2025-2027. Foram empossados os conselheiros efetivos Ário Mario de Andrade, Gelton Pinto Coelho Filho e Francisco Horácio Pereira de Oliveira, além dos suplentes Valquíria Aparecida Assis, Wallace Marcelino Pereira e Paulo Henrique Barroso Menezes.
Conheça os conselheiros e conselheiras para o triênio de 2025-2027.
Ário Mario de Andrade
Economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de MG (PUC-MG). Mestre em Economia pelo Cedeplar-UFMG; com créditos de Doutoramento-Unicamp. Professor na Pontifícia Universidade Católica de MG (PUC-MG) por 33 anos, onde participou por 10 anos do Colegiado de Curso de Economia. Experiência em Planejamento e Gestão Regional no Governo de MG e CEASA-MG, além de consultor da Fundação João Pinheiro.
Gelton Pinto Coelho Filho
Finalista do 1° Prêmio Inova Minas de Gestão Pública pelo projeto Circuito da Liberdade e do Respeito, atuou como Controlador Geral em Ribeirão das Neves e liderou a Secretaria Adjunta de Recursos Humanos. Na Prefeitura de Belo Horizonte, foi Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e de Programas de Desenvolvimento do Turismo. Coordenou a área de Educação do Circuito Liberdade por quatro anos. Mais recentemente, foi gerente de colegiados e Secretário Executivo do Comitê de Monitoramento para a População em Situação de Rua, além de Data Protection Officer na SMASAC, responsável pela LGPD. Presidiu o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Cultura de Contagem.
Francisco Horácio Pereira de Oliveira
Bacharel em Ciências Econômicas (1998), mestre em Economia (2002) e doutor em Economia (2013) com ênfase em Economia Regional e Urbana pelo Cedeplar/UFMG. Possui experiência como docente em ensino superior desde 2000. Tem experiência na área de consultoria e gestão de parques científicos e tecnológicos, além de pesquisador com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica. Também possui experiência em projetos de estruturação de sistemas estaduais de inovação e projetos para a promoção da cultura de inovação em instituições de ensino superior. Atualmente é professor efetivo no curso de Ciências Econômicas da UFOP e professor colaborador, desde 2017, do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG.
Paulo Henrique Menezes Barroso
Graduado em Ciências Econômicas (2006), Direito (2013) e Ciências Contábeis (2013), com mestrado (2014) e doutorado (2024) em Administração pela Universidade FUMEC. Atualmente é gerente sênior na Universidade Cruzeiro do Sul e avaliador ad hoc do INEP. Possui experiência em Educação, com foco em Administração de Unidades Educativas, atuando em temas como administração financeira, empreendedorismo, educação empreendedora e índices econômicos.
Valquíria Aparecida Assis
Economista e presidente do CORECON-MG. Graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Cesit da Unicamp, mestranda em Desenvolvimento Econômico na Unifal. Já foi presidente do Sindecon-MG e atualmente é vogal na Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG).
Wallace Marcelino Pereira
Doutor em Economia Aplicada pelo CEDEPLAR/UFMG, com experiência na CEPAL/ONU e no Centre of Latin American Studies da University of Cambridge. Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG e Mestre em Economia da Indústria e Desenvolvimento Econômico pela UFSC. Possui expertise em Macroeconomia, Desenvolvimento, Crescimento Econômico e Economia Regional, com foco em Mudança Estrutural, Política Econômica, Planejamento Regional e Economia Brasileira e Latino-Americana.
Encerramento
Carolina Rocha Batista, destacou o compromisso de toda a equipe com a transparência e a ética no exercício de suas funções. Com o início do novo triênio, o CORECON-MG reforça seu papel na regulamentação e no desenvolvimento da profissão de economista no estado.