Um novo tipo de golpe, executado por meio de aplicativos de mensagens, vem causando muita preocupação aos dirigentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Economia, por utilizar o nome da instituição e até mesmo a imagem de uma carteira profissional falsa.
Os golpistas enviam mensagens passando-se por representantes de instituições bancárias e oferecendo empréstimos a taxas de juros baixas. Para ter acesso a esta taxa, seria necessário obter um Certificado de Viabilidade Econômica (CVE) – documento que, na verdade, não existe.
Os bandidos ainda se oferecem para ajudar as vítimas a obter o suposto documento junto ao Conselho Regional de Economia e cobram uma tarifa no valor de até R$ 900,00, dizendo que a maior parte deste valor é para pagar taxas do próprio Conselho. O golpe acontece quando a vítima transfere este valor aos golpistas.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Economia vêm trabalhando em conjunto para difundir esta informação, de modo que a sociedade tenha o conhecimento de que se trata de um golpe. Além disso, já entrou em contato para informar a Polícia Federal e o Ministério Público.