A votação para o 1º Prêmio Economia Mineira foi encerrada ontem, 05/08, às 23h59. Hoje os nomes serão validados na Sessão Plenária dos Conselheiros e declarados na premiação que ocorrerá dia 13 de agosto, às 19 horas, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA. Na ocasião, o Corecon-MG irá comemorar seus 59 anos de fundação.
A realização é uma parceria do Conselho Regional de Economia com o Corecon Acadêmico Minas, Sindicato de Economistas de Minas Gerais – Sindecon-MG, a Associação dos Economistas pela Democracia – ABED e a Associação dos Economistas de Minas Gerais – ASSEMG. O evento tem a finalidade de prestigiar instituições que contribuem para o aprimoramento dos diversos campos da economia, além de engrandecerem a profissão, tanto no aspecto acadêmico quanto no aspecto profissional.
O prêmio será entregue em seis modalidades: Registro mais antigo, Personalidade Econômica do Ano, Destaque Academia, Destaque Técnico, Destaque Mídia e Mulher Economista. A primeira categoria se reserva ao economista ou a economista com registro mais antigo no Conselho; a segunda se destina a personalidade das ciências econômicas que mais se sobressaiu no ano de 2024; a de Desempenho Academia, é dirigida a enaltecer instituições de ensino superior, universidades ou outras entidades que tenham se destacado no avanço ou aperfeiçoamento do ensino de ciências econômicas; a de Desempenho Técnico, visa prestigiar as entidades, públicas ou privadas, que tenham alcançado destaque na aplicação prática do instrumental fornecido pela ciência econômica; a de Desempenho Mídia, foca nas entidades de comunicação que tenham transmitido à sociedade informações de natureza econômica de qualidade. Por fim, a modalidade Mulher Economista, visa reconhecer a contribuição da Mulher Economista que atuou para o desenvolvimento da ciência econômica e da profissão de economista.