Entre os dias 22 e 24 de setembro, ocorreu, na cidade italiana de Assis, o encontro internacional Economia de Francisco, convocado por Papa Francisco para discutir e pactuar uma nova época de pensamentos e práticas econômicas, mais humanas, sustentáveis e inclusivas, inspiradas nos ideais de São Francisco de Assis.
Após duas edições realizadas virtualmente, em 2020 e 2021, devido à pandemia, o evento ocorreu presencialmente pela primeira vez, levando a Assis cerca de mil jovens de mais de 120 países de todo o mundo, entre os quais os economistas e conselheiros do Corecon-MG, Emmanuele Silveira e Gustavo Aguiar.
A programação contou com sessões, discussões temáticas, mesas redondas, apresentação de projetos, laboratórios artísticos, colóquios em grupo, apresentação de livros e o muro da gratidão, com frases dos jovens sobre a gratidão. Além disso, ocorre ainda sessão plenária com participação de convidados “sênior”, entre os quais a economista e presidenta do Corecon-MG, Tania Teixeira.
Ao término das atividades, que foram encerradas na presença do Papa, os mais de mil jovens empresários, economistas e ativistas participantes, vindos de 120 países ao redor do mundo, assinaram um pacto em favor de uma “nova economia”, inspirada nos valores de São Francisco de Assis.