O Corecon Acadêmico realizará o 3º Seminário dos Estudantes de Economia – “O Brasil do nosso futuro” – a ser realizado entre os dias 21 e 23 de abril em Belo Horizonte.

O Corecon-MG se reuniu na tarde da última terça-feira, 24 de janeiro, de modo a construir o apoio ao 3º Seminário do Corecon-MG Acadêmico, a definir sobre os cursos de qualificação para economistas a serem realizados, a participação na Comissão Avaliativa do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, no eixo ‘Economia'” e a necessidade de contratação de um técnico econômico. Participaram a presidenta, Valquíria Assis, Breno Leandro, gerente executivo, os conselheiros, Weslley Cantelmo e Wallace Marcelino Pereira e a conselheira, Tânia Teixeira. 

3° Seminário do Corecon-MG Acadêmico 

Debateu-se a programação, a composição  das mesas e os nomes dos economistas a convidar para os debates.Os Temas levantados foram “O Brasil de hoje e amanhã”; “Política Monetária e Fiscal”; “Regulação do mercado financeiro”; “Política industrial e transição ecológica” e “Outras Economias – Economia solidária, Economia de Francisco, Economia de Transição Verde”.

Educação continuada 

Quanto aos cursos, definiu-se que serão o de  Perícia, o de Programas “R“ e “Python“, o de ‘base e modelagem de dados’, o de conjuntura brasileira, o de CP10 e CP20. Cogita-se a realização de cursos no mês de julho como  “Curso de férias”, aos finais de semana e ainda na modalidade virtual, o que facilitaria a participação de economistas do interior. 

Pensa em uma parceria com o Instituto Economias e Planejamento para a realização dos cursos de qualificação.

Parceria relevante

Seguindo na pauta, tratou-se do “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, no eixo “Economia” da Associação Mineira de Municípios – AMM. O Corecon-MG foi convidado a participar como membro da Comissão Avaliativa, da seleção e avaliação dos projetos enviados pelos municípios. Na próxima semana, 31 de janeiro, a presidenta, Valquíria Assis, se encontrará com a Assessora, Angélica Ferreti, para uma visita à AMM.

Assessoramento

Fechando a pauta, debateu-se a metodologia de contratação de um técnico, um profissional da economia, que irá prestar assessoramento na elaboração de artigos e documentos aos conselheiros e à gestão. 

 

 

Corecon-MG traça novos rumos para 2023
Tags:             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *