No dia 10 de julho de 2019 foi realizado o Primeiro Encontro com os Formandos, voltado para os graduandos em Ciências Econômicas e Relações Econômicas e Internacionais, com formatura prevista para o primeiro semestre de 2019. O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais Paulo Bretas, a vice-presidenta Tânia Teixeira e parte do corpo de conselheiros do Corecon-MG. Na oportunidade Thiago Toscano, Presidente na INDI – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, e Leandro Augusto de Oliveira, Vice Presidente na HR Americas – AngloGold Ashanti, debateram sobre o Mercado de Trabalho atual. Considerando suas perspectivas distintas, um atua na iniciativa pública e outro na privada, ambos os profissionais auxiliaram os participantes sanando dúvidas e trazendo um pouco de suas experiências como Economistas.
O Encontro é um passo do Corecon-MG em parceria com o Corecon Acadêmico na aproximação do Conselho com as Universidades e o corpo docente dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas e Internacionais. Confira a entrevista com Adriane Sacramento, uma das organizadoras do evento:
Como vem sendo para você esse contato com os estudantes?
Iniciamos o projeto de aproximação com os estudantes e com as instituições de ensino em maio deste ano. Esse é um dos objetivos do presidente do CORECON-MG, Paulo Bretas, que entende que é fundamental que os estudantes conheçam o conselho, entenda seu papel e que da mesma forma, o conselho possa contribuir, complementarmente, com a formação dos estudantes, em parceria com as IES.
O primeiro contato foi com os coordenadores das IES de BH, na qual apresentamos nossa proposta, promovemos uma “escuta qualificada” para que pudéssemos traçar um plano de ação com foco na aproximação com os estudantes.
Como primeiro passo, estabelecemos nosso primeiro contato através do evento “Encontro com formandos” no dia 10 de julho. Foi nossa primeira iniciativa, entramos em contato com as comissões de formatura que mobilizaram os demais estudantes para este encontro. No contato com os estudantes, concluímos que esse movimento que estamos promovendo está sendo muito bem aceito, estamos no caminho certo. Os estudantes relataram pouco conhecer sobre o conselho e que a iniciativa de aproximação é muito apropriada e assertiva.
Quais são os próximos passos da iniciativa? Para o próximo semestre, por exemplo, você já tem algo em mente?
Sim, temos um plano de ação para continuidade do projeto para as instituições de ensino de BH e também para o interior. Nas IES de BH, estamos planejando promover palestras para os estudantes, que atendam suas expectativas de informação e conhecimento. Esse foi um plano de ação traçado conjuntamente com os coordenadores de curso. Iremos também realizar o nosso segundo encontro com formandos, ampliando cada vez mais a participação dos estudantes. Temos como foco iniciar nossos contatos com as instituições de ensino do interior, ouvindo os coordenadores de curso e pensando em iniciativas que nos conectem com os estudantes do interior de Minas.
O evento atendeu às expectativas?
Sim, foi um sucesso. Entendemos que foi um primeiro passo para a consolidação da identidade dos estudantes com o conselho que os representa. Recebemos alunos de todas as IES de BH. Os estudantes aderiram ao encontro, mostrando-se entusiasmados, sobretudo com o “bate papo” com os economistas que transmitiram com simpatia e leveza suas experiências profissionais, o que certamente inspiraram os estudantes nesta nova fase que se inicia pós formatura.
Como você vê os benefícios que a proximidade do Corecon-MG com os estudantes pode trazer?
Eu entendo ser fundamental essa aproximação. É importante que os futuros profissionais, enquanto estudantes criem uma identidade com o conselho, fortalecendo-o. É um movimento, sobretudo, para união e valorização da classe. Juntos, podemos pensar em ações que atendam às expectativas dos estudantes e dos futuros economistas.
É importante também destacar o papel do CORECON ACADÊMICO de Minas Gerais, uma iniciativa que promove a interação dos estudantes dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Econômicas Internacionais de todas as IES. Estamos caminhando para integrar nossas ações, compreendendo o perfil dos estudantes e suas necessidades, sobretudo com foco na inserção no mercado de trabalho.
Quais as perspectivas positivas da aproximação do Corecon-MG com as Instituições de Ensino?
As Instituições de Ensino representam o nosso elo de ligação com os estudantes. Nosso contato com os coordenadores de curso tem sido excelente, que compreenderam perfeitamente nossa proposta e estão contribuindo com sugestões, “abrindo portas” para que possamos nos conectar com os estudantes. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esta parceria e que conjuntamente possamos pensar em propostas que agreguem valor para os estudantes, fortalecendo e valorizando nossa classe.