Parceria entre a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), o Observatório das Desigualdades, criado em agosto de 2018, é um projeto de extensão do curso de Administração Pública da FJP que busca contribuir com o debate informado sobre as diferentes faces da desigualdade social, os mecanismos que as produzem e reproduzem e as formas de enfrentá-la, difundindo e tornando mais acessível o conhecimento e as informações sobre o tema.

Conheça mais em: http://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/

Requisitos exigidos e perfil do aluno:

Estar cursando Ciências Econômicas ou Relações Econômicas Internacionais; Interesse acadêmico e empírico no tema da desigualdade e seus correlatos;  boa capacidade de comunicação e escrita; capacidade de crítica e proposição; conhecimento intermediário de inglês; Conhecimento de estatística: Séries estatísticas. Medidas de posição, dispersão e assimetria. Correlação e análise de regressão. Introdução à probabilidade; Domínio do pacote Office; Conhecimento de pesquisa em bancos de dados; Capacidade de tratamento e análise de dados oficiais (IBGE etc.).

Atividades a serem desempenhadas:

  • Auxílio na operacionalização e aprimoramento das rotinas do Observatório das Desigualdades;
  • produção de conteúdos em formatos diversos para divulgação do Observatório;
  • auxílio na organização de eventos do Observatório;
  • pesquisa e sistematização de informações para elaboração de boletins periódicos sobre desigualdades e suas diversas dimensões:
    • o Observatório produzirá uma análise sintética, em forma de boletim, incluindo: definições básicas, relevância e determinantes das desigualdades; perfil e trajetória recente no Brasil e, especialmente em Minas Gerais; alternativas e possibilidades de políticas de enfrentamento do tipo de desigualdade em tela. O Boletim se apoiará em dados secundários e resultados disponíveis de pesquisas, relatórios e trabalhos tecnicamente sólidos pertinentes.
    • Cada boletim terá como editor um pesquisador especialista convidado pela equipe do Observatório.
    • O Boletim será disponibilizado simultaneamente nas mídias da Fundação João Pinheiro e do Conselho Regional de Economia

Bolsa:R$482 ,00 mensais + vale-transporte

Vagas: 1 (uma) vaga

Carga Horária: 20 horas semanais

Orientador de Estágio no Órgão/EntidadeBruno Lazzarotti Diniz Costa [professor e pesquisador – FJP]

Interessados: Os estudantes interessados deverão inscrever-se por meio do e-mail geri.fjp@gmail.com, mediante o encaminhamento de Curriculum Vitae, até o dia 12 de agosto de 2019.

Vaga de estágio para o Observatório das Desigualdades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *