Começou ontem (20), às 15h no Brasil, 19h em Davos, na Suíça, a 50ª edição do Fórum Econômico Mundial. O encontro reúne governantes de diversos países e também empresários. O presidente Jair Bolsonaro, que teve sua participação criticada em 2019, decidiu não comparecer ao evento. De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, o cancelamento foi provocado por aspectos econômicos, políticos e internacionais, como o agravamento das tensões no Oriente Médio. O ministro da Economia, Paulo Guedes, é quem representa o Brasil.

Na manhã de hoje (21), Guedes participou do painel Moldando o futuro da fabricação avançada. Ele avaliou o Brasil como “número três” em relação ao seu estágio de desenvolvimento industrial, já que o país teria perdido “a grande onda da globalização e inovação” mundial. De acordo com ele, o Brasil ainda está criando um ambiente melhor para os negócios, e precisa instruir os trabalhadores para um novo mercado de trabalho, mais voltado para a tecnologia.

O ministro também opinou sobre questões ambientais: para ele, o grande inimigo do meio ambiente é a pobreza. “Destroem porque estão com fome”, justificou. Disse ainda que o mundo precisa de mais comida e que, para isso, é preciso produzir mais.

Além disso, Guedes anunciou que o país vai aderir a um acordo internacional de compras governamentais, para permitir tratamento igualitário aos estrangeiros interessados em participar de licitações e concorrências públicas no Brasil. As datas de adesão não foram definidas. Segundo o ministro, com a entrada do Brasil no acordo, o país poderá receber mais investimentos e se integrar às cadeias globais de negócios.

Restante da agenda

Ainda hoje, Guedes se reune com o presidente do Grupo UBS (conglomerado financeiro da Suíça), Axel Weber, e com o presidente e diretor jurídico da Microsoft, Brad Smith. O ministro também participará de um almoço privado com representantes do banco Itaú–Unibanco, onde fará uma apresentação.

À tarde, Guedes participa do painel Perspectivas estratégicas: América Latina. Ele se reúne, em seguida, com os ministros das Finanças da Suíça, Ueli Maurer, e de Assuntos Econômicos e Educação, Guy Parmelin. De lá, o ministro encontra-se com Mark Machin, presidente e diretor-executivo (CEO) do fundo de pensão Canadian Pension Investment Board.

O ministro encerra a tarde com mais três encontros com representantes de multinacionais. Ele conversará com o presidente da administradora de sistemas de pagamento Visa, Ryan McInerney; com o CEO global da siderúrgica indiana Arcelor Mittal, Lakshmi Mittal; e com o presidente e CEO da montadora Chevron, Mike Wirth. O segundo dia do ministro em Davos acaba com um jantar oferecido pelo professor Klaus Schwab.

Sobre o Fórum

O Fórum Econômico Mundial começou ontem (20) em Davos, com uma solenidade de abertura. O evento segue até quinta-feira (23) no resort suíço. Ainda não está definido se Guedes seguirá da Suíça para a Índia, para acompanhar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que viajará ao país asiático neste fim de semana. Caso o ministro emende as duas viagens, o retorno a Brasília só está previsto para o dia 28.

Fontes: Agência Brasil e Poder 360

Ministro da Economia Paulo Guedes representa o Brasil no 50º Fórum Econômico Mundial em Davos
Tags:                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *