Na noite do dia 11 de junho, foi fundado o Instituto Corecon Cultural – ICC, com a liderança de Gelton Filho e Pamela Sobrinho, que atuarão como presidente e vice-presidente, juntamente com outros membros do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, de economistas, estudantes e de outros profissionais. A iniciativa busca promover o diálogo interdisciplinar com vistas ao fortalecimento econômico e social do Estado de Minas Gerais. Na busca por um entendimento da situação atual e desenvolvimento de perspectivas mais sociais e sistemáticas para tentar solucionar os problemas econômicos atuais.

De acordo com membros da gestão escolhida para este primeiro momento de fundação do ICC, é possível realizar com o Instituto um espaço onde as pessoas possam dialogar com o futuro, juntamente com as mais diversas profissões e com os economistas. Essa construção junto com o conselho pode permitir um cenário melhor do que o que temos hoje. Tanto econômico, quanto social, como cultural.

Gelton ressalta a necessidade de criação do Instituto de acordo com as perspectivas atuais vividas no cenário político e econômico do Estado “O Instituto tem uma importância nesse momento fundamental em Minas, pois o estado está quebrado e não tem um projeto estrutural que poderá vencer essa crise, é necessário o planejamento e promoção para fortalecimento desse diálogo entre as mais diversas áreas para solução desse problema.” Ele ressalta que, sua gestão buscará sempre o compartilhamento de experiências e o fortalecimento do diálogo. “A expectativa é positiva por ser um grupo de economistas das mais diversas linhas de pensamento e é uma gestão completamente compartilhada, o fato de eu estar na presidência foi uma escolha mútua, que não mudará o andamento dos nossos planos, vamos unir forças para superar esse momento de crise”, afirma.

Para a vice-presidente do ICC, Pamela Sobrinho, o desenvolvimento Instituto é muito positivo, principalmente pelo cenário social atual. Ela afirma, “A nossa expectativa é muito boa, no momento em que a cultura tem ficado tão de lado no nosso país.  Fundar um Instituto de cultura é um avanço e uma pontinha de esperança para esse renascimento de nossa cultura, dando um fôlego a mais para novas iniciativas”.

Sobre o panorama inicial do Projeto, segundo Pamela, é o momento de fortes expectativas e muitas novidades. “Estamos em sintonia para já começar os primeiros passos do Instituto. Sobre o início das atividades ainda estamos moldando algumas coisas, mas queremos promover um espaço que fale de Minas, do desenvolvimento sustentável e que de maneira geral eleve a cultura mineira”, conta a economista que também é Conselheira Efetiva do Conselho Regional dos Economistas. Ela ressalta seu sentimento de plenitude relacionado a sua participação do Projeto, ela conta “É uma experiência muito boa, gosto de estar envolvida com essa parte cultural na minha vida. E ser escolhida como vice-presidente foi uma honra e um presente, para mim. Desenvolver um projeto tão bonito é fundamental pessoal e profissionalmente”, pontua.

Texto: Leila Cabral
Foto e edição: Brenda Marques

INSTITUTO CORECON CULTURAL FAZ PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE FUNDAÇÃO E ELEGE DIRETORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *