Nascida em Portugal em 1930 veio para o Brasil em 1954, onde começou a estudar economia e a atuar prática do planejamento econômico, trabalhando no BNDEs e ajudando na execução do Plano de Metas de JK. Maria da Conceição Tavares foi filiada ao antigo PMDB e  deputada Federal na década de 1990, filiada ao Partido dos Trabalhadores. A professora também é conhecida internacionalmente, e referência bibliográfica nacional para estudantes de Economia.

Dentre os 100 economistas heterodoxos mais importantes do século XX em todo o mundo Maria da Conceição foi selecionada junto a outras três mulheres, sendo a única representante da América Latina, segundo a revista inglesa A biographical dictionary of dissenting economist (2000). Pioneira, ela revolucionou a historia e a desigualdade de gênero sendo além de uma figura essencial para a Ciência Econômica, também um exemplo para as mulheres economistas. O símbolo de seu trabalho perpetua até hoje e suas opiniões e discursos ecoam na contemporaneidade.

Confira aqui o recado de Maria da Conceição Tavares para os estudantes de Economia

Em 2017 o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais realizou o XXII Congresso Brasileiro de Economia. Na ocasião o Corecon-MG e o Cofecon prestaram uma homenagem à a Maria da Conceição Tavares (vídeo completo da homenagem).

Assim, a partir de uma coletânea, com a seleção de textos da Professora, escritos ao longo dos últimos 50 anos, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento em conjunto com a Fundação Perseu Abramo publicam a obra “Maria da Conceição Tavares: Vida, ideias, teorias e políticas”. Com a curadoria e organização da professora Hildete Pereira de Melo (UFF), e a colaboração da professora Gloria Maria Moraes da Costa (Mackenzie Rio) e outros autores como Fernando Nogueira da Costa (Unicamp). Os textos apresentados foram publicados nos livros e coletâneas produzidos por ela ao longo do tempo. Estes representam sua contribuição teórica e empírica ao processo de desenvolvimento das economias latino-americanas e, particularmente, da brasileira.

Baixe o livro eletrônico:  Livro da Professora Maria da Conceição Tavares

 

Lançamento do livroMaria da Conceição Tavares: Vida, ideias, teorias e políticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *