“Desenvolvimento econômico nas regiões de Minas Gerais” foi o tema da penúltima live do Corecon-MG promovida no âmbito da programação do Mês do Economista 2020. Ocorrida no dia dia 25 de agosto, a transmissão recebeu diversos economistas convidados, representando as diferentes regiões de nosso estado. No debate, foram abordadas as principais atividades econômicas, a situação de emprego e desemprego, produto interno bruto, entre outras especificidades de cada localidade.

Para saber mais sobre a agenda de eventos do Mês do Economista 2020 clique aqui.

Sobre os participantes

Debatedores

Camila Amaral Pereira é Doutoranda em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e graduada em Economia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É rofessora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus Governador Valadares.

Camila Lins é Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Doutora e Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Suas áreas de pesquisa são: Desenvolvimento, Saúde e Mercado de Trabalho.

Douglas Ferreira é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFSJ e coordenador do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ).

Hilton Manoel Dias Ribeiro é Doutor em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professor do Departamento de Economia da UFJF, campus Governador Valadares, e atualmente está cedido como Secretário Municipal de Desenvolvimento de Governador Valadares-MG.

Humberto Martins é Graduado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Pós-Doutorado pela University of Cambridge. É Professor Titular do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e foi coordenador do Curso de Ciências Econômicas entre 2013 e 2015. Suas áreas de pesquisa são: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico e Planejamento Regional e Urbano.

Lourival Batista de Oliveira Júnior possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É professor da UFJF e conselheiro do Corecon-MG.

Nildred Martins é Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre e Doutora em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG. É professora adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Tem experiência na área de planejamento urbano e regional, na avaliação de políticas públicas.

Mediador

Cândido Luiz de Lima Fernandes é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG e em Direito pela PUC-Minas, Mestre em Economia pela UFMG e Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ. Aposentou-se em julho de 2010 como professor associado da UFMG.

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia. É presidenta do Corecon-MG e professora, pesquisadora e extensionista da PUC-Minas.

Debate ao vivo: Desenvolvimento econômico nas regiões de Minas Gerais
Tags:                                             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *