No dia 26 de julho de 2020, comemorou-se o centenário de Celso Furtado, destacado economista paraibano e grande intelectual brasileiro do século XX. Em alusão à data, o Corecon-MG promoveu, ao longo da semana, duas transmissões ao vivo para discutir um pouco sobre a vida e obra do economista.

A primeira delas ocorreu na quarta-feira, dia 29 de julho, com o tema “A tese desenvolvimentista de Celso Furtado na atualidade”.  para saber mais sobre esta primeira transmissão.

A segunda live, por sua vez, ocorreu na quarta-feira, dia 29 de julho, com o tema “Desenvolvimento regional do Nordeste e do Sudeste brasileiro”. Entre os convidados estiveram os economistas Tania Teixeira, Ana Cláudia Arruda, Celso Mangueira e Maurício Borges. A mediação, por sua vez, ficou por conta de Gustavo Aguiar.

Ambas as transmissões foram promovidas no âmbito do projeto Economia Para Todos.

Sobre os convidados

Debatedores

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidad de Valencia. Atualmente é presidenta do Corecon-MG, professora da PUC-Minas e pesquisadora do Nutra/Proex/PUC-Minas.

Ana Cláudia Arruda é graduada em Economia pela UFPE, mestre em Economia pela UFMG e doutora em Planejamento e Desenvolvimento Urbano também pela UFPE. Atua como professora adjunta da UNICAP e é presidenta do Corecon-PE.

Maurício Borges Lemos é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre e doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp. Foi professor titular da Face/UFMG, secretário municipal de planejamento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). É autor do livro “Um novo projeto para o Brasil – as reformas políticas, econômicas e sociais de que o país precisa”, lançado em novembro de 2019 na sede do Corecon-MG.

Celso Pinto Mangueira é formado em Administração Postal pela PUC-RJ e em Economia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). Também frequentou o curso de Economia da UFRJ. Foi diretor dos Correios nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraíba e hoje atua como consultor empresarial e presidente do Corecon-PB.

Mediador

Gustavo Aguiar Pinto é economista pelo Centro Universitário Newton Paiva e especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Unicamp. É vice-presidente do Corecon-MG, assistente no Tribunal de Contas do Estado e Vogal Suplente da Junta Comercial do Estado pelo Corecon-MG. F oi um dos jovens selecionados para participar do encontro internacional Economia de Francisco, na cidade italiana de Assis.

LIVE EPT #7 – Desenvolvimento regional do Nordeste e do Sudeste brasileiro
Tags:                                                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *