No dia 18 de junho de 2020, os Conselhos Regionais de Economia da Região Sudeste promoveram transmissão ao vivo com o tema “Economia da Saúde”. A live contou com a participação dos economistas Carlos Gadelha (RJ), Guilherme Dietze (SP), Mônica Viegas (MG) e Sebastião Demuner (ES), em discussão mediada pelo conselheiro do Cofecon, Fernando de Aquino. A abertura ficou por conta dos presidentes dos Corecons participantes: Tania Teixeira (Corecon-MG), Flavia Vinhaes (Corecon-RJ), Celso Bissoli (Corecon-ES) e Pedro Afonso Gomes (vice-presidente Corecon-SP), que foram coordenados pelo gerente executivo do Corecon-MG, Marco Aurélio Loureiro.

Para ficar por dentro de novas lives e vídeos, acompanhe o canal do Corecon-MG no YouTube.
Saiba mais sobre o projeto Economia Para Todos.

Sobre os convidados

Palestrantes/expositores

Carlos A. Grabois Gadelha é doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na Fiocruz como coordenador das Ações de Prospecção da Presidência e líder do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento, Complexo Econômico-Industrial e Inovação em Saúde. É professor e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde e coordenador do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (DAPS/ENSP/Fiocruz). Foi, entre outros cargos, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Guilherme de Oliveira Dietze é graduado em economia pela Universidade de Vila Velha (UVV), especializado em Pesquisa de Mercado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP), sócio da FFA Consultoria Econômica e Pesquisa e consultor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo e a da Bahia.

 

Mônica Viegas Andrade é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Economia pelo Cedeplar/UFMG e doutora em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. Realizou pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra, trabalhando no Centro de Pesquisa em Economia da Saúde. É professora do departamento de Economia da UFMG, lecionando para a graduação em Economia e Gestão de Serviços de Saúde, e líder do grupo de pesquisa em Economia da Saúde e Criminalidade (GEESC) no CNPq.

Sebastião Demuner possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina, pós-graduações em Gestão Pela Qualidade Total e em Administração de Recursos Humanos pela Faesa e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É conselheiro do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-E­S) e ex-diretor do hospital Sílvio Ávidos, em Colatina/ES.

Coordenador/mediador

Fernando de Aquino Fonseca Neto é Economista e mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrou o quadro de economistas da UFPE, de auditores do TCE/PE e de professores da União Educacional de Brasília, da Faculdade Boa Viagem (FBV) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Foi presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Pernambuco (Corecon-PE). Atualmente é conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e vogal da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

Abertura

Tania Cristina Teixeira é presidenta do Corecon-MG, graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidad de Valencia. Atualmente é professora da PUC-Minas e pesquisadora do Nutra/Proex/PUC-Minas.

Flávia Vinhaes Santos é presidenta do Corecon-RJ, doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Tem experiência na área de Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atua como Economista do IBGE na Coordenação de Emprego e Renda e ministra disciplinas em diversas instituições de ensino superior e de pós-graduação.

Pedro Afonso Gomes é vice-presidente do Corecon-SP, graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Mercado de Capitais, Direito Empresarial e Estratégia Empresarial. É presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo, vice-presidente do Corecon-SP, diretor executivo da Câmara de Arbitragem, Mediação, Avaliação e Perícia Econômico-Financeira e membro das Comissões de Normas e Legislação e de Perícia do Cofecon.

Celso Bissoli Sessa é presidente do Corecon-ES, economista e mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Doutor em Economia Aplicada pelo Cedeplar/UFMG. É professor da UFES e acumula experiências como economista do Bandes e Assessor Especial na Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Live Corecons Sudeste – Economia da Saúde
Tags:                                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *