O Longo Amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado (2008) é um filme que não pode faltar no repertório de quem se interessa pela história da economia brasileira. A obra, que ganhou menção honrosa na edição 2007 do festival de documentários É Tudo Verdade, traça um panorama de vida e obra do economista paraibano Celso Furtado, perpassando importantes marcos de sua atuação em prol do desenvolvimento econômico do país.

Tendo por base uma longa entrevista concedida por Celso apenas cinco meses antes de sua morte, a produção detalha desde sua trajetória acadêmica enquanto doutor em Economia pela Universidade de Paris-Sorbonne, passando pela sua participação na Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), no Chile, até sua entrada como diretor no BNDES.

Além disso, também aborda as importantes contribuições de Celso para a economia enquanto atuante no âmbito político: durante o governo JK, influenciou na criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), e no governo João Goulart, enquanto Ministro do Planejamento, apresentou o plano trienal, com reformas estruturais que visavam a superação do ciclo do subdesenvolvimento no Brasil.

A produção mostra que os pensamentos e propostas de Celso sempre buscaram a transformação da realidade brasileira com base em profundas análises das condições estruturais do país, enfatizando o papel do Estado na economia e adotando um modelo de desenvolvimento keynesiano. Parte de suas ideias também estão detalhadas na obra “Formação Econômica do Brasil”, considerada uma das mais importantes para as ciências econômicas num cenário global.

Enriquecido por extenso material de arquivo, o filme traz ainda considerações de intelectuais como Francisco de Oliveira, Ricardo Bielschowsky, Antônio Barros de Castro, Hélio Jaguaribe, Maria da Conceição Tavares, entre outros, sobre as contribuições do economista. Além de ser uma excelente introdução ao pensamento econômico brasileiro, a obra também reforça a importância de termos profissionais pensando no crescimento de seu próprio país.

O Longo Amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado: Documentário detalha as contribuições do economista com o desenvolvimento do Brasil
Tags:                                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *