“Desigualdade e renda básica sob a ótica de Francisco e Clara” foi o tema do painel promovido pelo Corecon-MG na terça-feira, dia 19 de agosto, em continuidade à programação do Mês do Economista 2021.

Participaram do evento o economista e professor da PUC Minas, Armindo Teodósio, e o jornalista e assessor parlamentar Peterson Prates. A moderação foi feita pela conselheira regional Emmanuele Silveira, enquanto a presidenta do Corecon-MG, Tania Cristina Teixeira, realizou abertura e encerramento do painel.

Durante o painel, que teve transmissão ao vivo pelo YouTube, foram apresentados o conceito de renda básica e seus possíveis impactos na redução das desigualdades socioeconômicas, traçando-se um paralelo entre a proposta e as premissas da Economia de Francisco e Clara.

Houve ainda sorteio de um exemplar do livro “A economia brasileira de Getúlio a Dilma – Novas interpretações” organizado pelos economistas Victor Leonardo de Araujo e Fernando Augusto Mansor de Mattos e lançado pela Editora Hucitec em 2021, além de duas cortesias para participação de estudantes no Congresso Brasileiro de Economia (CBE) 2021.

A programação do Mês do Economista no Corecon-MG continua até o dia 31 de agosto de 2021, com painéis, palestras e mentorias. Clique aqui para conferir a agenda completa de atividades e siga o Conselho no Instagram e no YouTube para participar.

Sobre os convidados

Expositores

Armindo Teodósio é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas e doutor em Administração de Empresas pela EAESP. É professor da PUC Minas, Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA/PUC Minas e pesquisador das áreas de gestão social e ambiental, políticas públicas e estudos organizacionais.

Peterson Prates é jornalista, assessor parlamentar na Câmara Municipal de SP, compõe a Colegiada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atua na Economia de Francisco e Clara, tendo participado da vila temática “Políticas para felicidade”.

Moderação

Emmanuele Silveira é economista, conselheira do Corecon-MG, sindicalista, pós-graduanda em Controladoria Financeira Estratégica e cursa o MBA em Gestão Ágil de Projetos pelo IEC/PUC-Minas. Pesquisadora de uma economia mais justa, inclusiva e democrática, foi uma das jovens selecionadas para o encontro internacional Economy of Francesco, organizado pelo Papa Francisco e ocorrido em 2020.

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia, na Espanha. Atualmente, é presidenta do Corecon-MG e professora, pesquisadora e extensionista da PUC-Minas.

 

Painel: Desigualdade e renda básica sob a ótica de Francisco e Clara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *