1ª Sessão Plenária Ordinária de 2022 do Corecon-MG, que ocorreu virtualmente via plataforma Zoom. Foto: Arquivo/Corecon-MG

Nesta terça-feira, dia 4 de janeiro, o Corecon-MG realizou virtualmente sua 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2022. Na ocasião, foi dada posse a um novo terço de conselheiros da autarquia, com mandato no triênio 2022-2024, além de eleitos e empossados o presidente e o vice-presidente do Conselho para o exercício de 2022.

Os novos conselheiros foram escolhidos durante as eleições do sistema Cofecon/Corecons, ocorridas durante o mês de outubro de 2021. Todos os economistas registrados no Corecon-MG, adimplentes e remidos, puderam votar pela internet. O resultado da votação pode ser acessado por este link.

Para os cargos de presidência e vice-presidência, por sua vez, foi realizada uma consulta pública durante o processo eleitoral. Essa consulta foi referendada pelos conselheiros do Corecon-MG, que reelegeram a economista Tania Cristina Teixeira para o cargo de presidenta e elegeram a economista Valquíria Aparecida Assis como vice-presidenta.

Conheça os empossados na ocasião:

Presidenta

Tania Cristina Teixeira – Graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia (Espanha). Atualmente é professora, pesquisadora e extensionista da PUC-Minas.

Vice-presidenta

Valquíria Aparecida Assis – Economista pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal). É presidenta do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon-MG).

Conselheiros efetivos

Ario Maro de Andrade – Graduado em Ciências Econômicas pela PUC Minas, com MBA Executivo em Finanças pela Ibmec Business School e mestrado em Economia pela UFMG. É professor do Departamento de Economia da PUC Minas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em crescimento, flutuações e planejamento econômico.

Gelton Pinto Coelho Filho – Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário UNA, foi Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios na Belotur, empresa na qual atualmente é Diretor de Programas e Desenvolvimento do Turismo. Também é professor licenciado de Economia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

João Vitor Leite Rodrigues – Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG e mestrando em Geografia pela UFMG. Já atuou como servidor público na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Atualmente, é assistente de pesquisa do Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos da UFMG. Interessa-se por estudos urbanos, planejamento regional e urbano e finanças públicas.

Conselheiros suplentes

Alzira Alice de Souza – Graduada em Economia e em Ciências Contábeis pela PUC Minas e em Administração pelo Centro Universitário UNA e mestre em Administração pelo CEFET-MG. É especialista em Finanças, Controladoria e Auditoria, com MBAs pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação João Pinheiro.

Carolina Rocha Batista – Graduada em Economia pela PUC Minas e mestre em Economia pela Unifal. Tem experiência em controladoria, planejamento, gestão e finanças, com atuação em elaboração e análise de relatórios gerenciais, desempenho econômico e financeiro, planejamento estratégico, análise de custos e orçamento e pesquisa de mercado.

Wallace Marcelino Pereira – Doutor em Economia Aplicada pela UFMG, com passagem pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe e pelo Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. Integra os grupos de pesquisa em Desenvolvimento Econômico, Sistema Financeiro e Restrição Externa da UFMG e o Grupo de Pesquisa em Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento da UnB. É co-fundador do Instituto Economias e Planejamento.

Novos conselheiros, presidente e vice-presidente do Corecon-MG são empossados em 1ª Sessão Plenária Ordinária de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.