Bacharéis em Ciências Econômicas (economistas) devem se registrar junto ao Corecon-MG para exercerem legalmente sua profissão de formação na jurisdição de Minas Gerais. O registro também está disponível aos graduados em Relações Econômicas Internacionais (internacionalistas) e em Finanças (financistas), porém, para estes, é facultativo.

Para solicitar o registro, o  interessado deverá entregar os documentos exigidos abaixo, pessoalmente ou pelos correios, no setor de registro do Corecon-MG, localizado no seguinte endereço: Rua Paraíba, nº 777, Savassi – Belo Horizonte/MG – CEP 30130-140.

No ato do registro, poderá ser solicitada a utilização do nome social, por meio da entrega do REQUERIMENTO DE UTILIZAÇÃO DE NOME SOCIAL junto aos outros documentos listados.

Documentos para registro com diploma

Profissionais que já estejam de posse de seu diploma, deverão apresentar a seguinte documentação:

•  Requerimento de registro impresso abaixo e assinado pelo interessado, conforme a situação com a qual mais se identificar:
REQUERIMENTO DE REGISTRO PARA ECONOMISTAS 
REQUERIMENTO DE REGISTRO PARA INTERNACIONALISTAS
REQUERIMENTO DE REGISTRO PARA FINANCISTAS
REQUERIMENTO DE REGISTRO PARA ESTRANGEIROS
REQUERIMENTO DE REGISTRO PARA GRADUADOS NO EXTERIOR
REQUERIMENTO DE REGISTRO PARA PROFISSIONAL EM EXERCÍCIO EM OUTRA JURISDIÇÃO
•  Original do diploma de bacharel, do curso concluído, devidamente registrado em órgão autorizado pelo Ministério da Educação, acompanhado de cópia reprográfica;
•  Original da cédula de identidade civil e cópia que será autenticada por funcionário do Corecon-MG;
•  Duas fotos 3 x 4, em fundo branco;
•  Certidão negativa da Justiça Estadual – 1ª instância/normal/criminal (CLIQUE AQUI PARA EMITIR);
•  Certidão negativa da Justiça Federal – Cível e criminal (CLIQUE AQUI PARA EMITIR);
•  Certidão de quitação eleitoral (CLIQUE AQUI PARA EMITIR);
•  Comprovantes de pagamentos a serem emitidos pelo setor de registro do Corecon-MG após a apresentação dos demais documentos. Os pagamentos são:
a) taxa de expedição da carteira de identidade profissional (opcional);
b) duodécimos da anuidade;
c) taxa de inscrição de pessoa física.

Registro sem diploma

Profissionais cujo diploma ainda não tenha sido entregue pela instituição de ensino após a formatura deverão apresentar, junto à documentação descrita acima, os seguintes outros documentos:

•  Certidão de Conclusão de Curso, assinada por autoridade competente e com data não anterior a seis meses da data do pedido de registro, onde deverá constar o número do ato legal de reconhecimento do curso e a data de colação de grau, documento que deverá ser apresentado em original, acompanhada de uma cópia reprográfica;
•  Documento hábil que comprove que o requerente ainda não pôde receber o diploma na forma legal, particularidade que pode constar inclusive na própria Certidão de Conclusão de Curso anterior;
•  Protocolo de requerimento de expedição do diploma, junto à instituição de ensino superior;
•  Declaração de que não dispõe do diploma à data da solicitação.

ATENÇÃO: ao efetuar o registro sem diploma, o profissional deverá apresentar o documento no Corecon-MG assim que disponível. Para isso, terá o prazo de um ano, prorrogável por igual período mediante entrega de REQUERIMENTO DE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE DIPLOMA no setor de registro do Conselho. Findo o prazo para apresentação de diploma, o registrado ficará inadimplente, e como tal, sujeito às ações de fiscalização do Corecon-MG, podendo ser autuado e multado.