Na cerimônia de abertura do 28º Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, realizada recentemente, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) entregou o XXX Prêmio Brasil de Economia (PBE 2024), um dos mais prestigiados do país na área econômica. O prêmio tem como objetivo estimular a investigação econômica e considerar trabalhos que contribuam para o entendimento da realidade brasileira, incentivando tanto economistas quanto estudantes da área.
Minas Gerais foi destaque em diversas categorias, com profissionais e estudantes sendo reconhecidos por suas contribuições acadêmicas e análises de impacto no cenário econômico nacional. Na categoria Artigo Temático – Memórias e Futuro da Economia Brasileira, o economista Luciano Ferreira Gabriel (Registro 8323/MG) foi premiado pelo trabalho intitulado “A Economia Brasileira no Período Recente: Uma Análise por Meio de Controle Sintético”.
O recém-graduado Lucas Hirata Leme, da PUC-MG, foi reconhecido pelo trabalho “O Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico no Brasil e em Minas Gerais: Potencialidades e Desafios”, na categoria Monografia de Graduação. Hirata foi o vencedor do Prêmio Minas de Economia do ano passado. Artigo Técnico ou Científico ficou para o economista Benito Adelmo Salomão Neto (Registro 8286/MG) recebeu uma menção honrosa pelo estudo “Sustentabilidade Fiscal e as Regras Brasileiras: Avaliação do Passado e Proposições para o Futuro”.
Outros trabalhos também foram premiados em categorias diversas. Na categoria Livro de Economia, Ladislau Dowbor foi reconhecido por sua obra “Resgatar a Função Social da Economia: Uma Questão de Dignidade Humana.” Já na categoria Artigo Técnico ou Científico, o trabalho intitulado “Determinantes do Investimento no Brasil em 2007-2017 a Partir de uma Perspectiva Pós-Keynesiana” também foi destacado.
A premiação reforça a relevância de Minas Gerais no cenário nacional da economia, com seus profissionais e estudantes contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento econômico no Brasil. O Prêmio Brasil de Economia continua a ser uma vitrine de reconhecimento para pesquisas que ajudam a entender e transformar.
Leia os trabalhos dos economistas mineiros apresentados ao Prêmio Brasil de Economia:
- 1º Lugar Artigo Temático – Memórias e futuro da Economia Brasileira: economista: Luciano Ferreira Gabriel (Registro 8323/MG).
“A ECONOMIA BRASILEIRA NO PERÍODO RECENTE: Uma Análise Por Meio De Controle
Sintético”; leia o trabalho na íntegra, clique aqui. - 2º Lugar: estudante Lucas Hirata Leme (Corecon-MG).
O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E EM MINAS GERAIS: potencialidades e desafios; acesse aqui. - 2º Lugar (Menção honrosa): Economista Benito Adelmo Salomão Neto (Registro 8286-MG).
“SUSTENTABILIDADE FISCAL E AS REGRAS BRASILEIRAS : Avaliação do Passado e Proposições para o Futuro”. Instituição: Universidade Federal de Uberlândia; clique aqui.