Tania Teixeira foi eleita neste sábado (14) para o cargo no exercício de 2025 e terá como vice-presidente o economista João Manoel Gonçalves Barbosa

Em eleição realizada pelo Conselho Federal de Economia neste sábado (14 para presidente e vice-presidente da autarquia para o exercício de 2025, a escolhida como nova presidente da instituição  foi a economista Tania Cristina Teixeira, e como novo vice-presidente, o economista João Manoel Gonçalves Barbosa.

O Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) celebra a eleição da economista e Conselheira Federal por Minas Gerais Tânia Teixeira como presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) para o ano de 2025 e reforça que a economista Tânia Teixeira ao se tornar a primeira mulher a presidir o Cofecon, quebra barreiras e promove a representatividade feminina em uma das mais altas posições da profissão. !

Realizações

Tania Cristina Teixeira foi presidente do Corecon-MG nos mandatos de 2020, 2021 e 2022. Encontra-se em seu primeiro mandato de conselheira federal (2024-2026) e, neste ano, foi coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Regional do Cofecon, vice-coordenadora das Comissões de Política Econômica, Mulher Economista e Diversidade, Educação e Responsabilidade Social e Economia Solidária. Será a primeira mulher a presidir o Cofecon em seus mais de 70 anos de história.

João Manoel Gonçalves Barbosa foi presidente do Corecon-RJ no mandato de 2019 e vice-presidente nos mandatos de 2002, 2003, 2004, 2005, 2017 e 2018. Ele também foi conselheiro federal nos períodos de 2007-2009, 2010-2012, 2014-2016 e 2021-2023, estando atualmente no mandato de 2024-2026. Ao longo de sua trajetória teve destacada atuação nas Comissões de Tomada de Contas e Eleitoral. Em 2024 foi coordenador das comissões Ações para Redução da Concentração de Renda e Desigualdade Social no Brasil e Eleitoral e vice-coordenador da Comissão de Negociação Funcional.

Perfis

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Políticas Econômicas pela mesma instituição, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado Master-DEA e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia (Espanha). Possui vasta trajetória docente na PUC Minas, tendo ocupado o cargo de Coordenadora de Extensão.

 

João Manoel Gonçalves Barbosa é economista, com especialização em Economia Mineral pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Administração e Política de Recursos Minerais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou na Indústrias Nucleares do Brasil.


A economista Tania Teixeira é a primeira mulher eleita para presidir o Cofecon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *