O XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia acontecerá nos dias 16 a 18 de outubro em Balneário Camboriú e terá como tema oficial “A contribuição do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil e suas regiões”. O projeto preliminar do evento foi aprovado na 731ª Sessão Plenária do Cofecon.

“A contribuição do Sistema Cofecon/Corecons para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil e suas regiões”. Este foi o tema escolhido para o XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), que será realizado nos dias 16 a 18 de outubro em Balneário Camboriú. O tema central do encontro e o projeto preliminar foram aprovados na 731ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada nos dias 15 e 16 de março.

Na justificativa, o Corecon-SC argumenta que o Sistema Cofecon/Corecons atua como um catalisador crucial para o desenvolvimento regional brasileiro e que “o desenvolvimento regional é um processo multifacetado que busca a redução das disparidades socioeconômicas entre as regiões, impulsionando a geração de renda, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. No entanto, diversos obstáculos impedem o florescimento do desenvolvimento regional no Brasil”. Neste sentido, os economistas têm papel fundamental: “através de sua expertise e conhecimento técnico, atuam na identificação de problemas, na formulação de políticas públicas e na proposição de soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento regional”.

Estão previstas transmissões ao vivo da solenidade de abertura (que inclui uma palestra magna sobre o tema central do evento e a entrega do Prêmio Brasil de Economia), do Fórum da Mulher Economista e da plenária final.

A Comissão Organizadora do XXVIII Since é composta por Paulo Dantas da Costa e Flávia Vinhaes Santos, presidente e vice-presidente do Cofecon; André Luiz Koerich e Eliane Maria Martins, presidente e vice-presidente do Corecon-SC; Paulo Roberto Polli Lobo, Maria de Fátima Miranda e Mônica Beraldo Fabrício como integrantes escolhidos pelo Cofecon; e Silvio José Martins Filho, Adriano de Amarante e Janine da Silva Alves como integrantes escolhidos pelo Corecon-SC.

O Since

O Since é o principal espaço de debates de questões referentes à formação e mercado de trabalho dos economistas e ao aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons. Um grupo especial também debate estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil. As decisões são tomadas em assembleia, na qual cada Conselho Regional de Economia tem um número de delegados com direito a voto.

O evento é realizado a cada dois anos – a edição anterior aconteceu em João Pessoa, Paraíba, em 2022. Na edição deste ano – que ocorrerá no hotel Sibara – são esperados cerca de 300 participantes.

Balneário Camburiú recebe o XXVIII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *