No dia 18 de agosto de 2020, o Corecon-MG promoveu o debate “Economia, sustentabilidade e mineriodependência”, com transmissão ao vivo pelo seu canal no YouTube. Participaram os economistas Múcio Tosta, professor da UFSJ; Armindo Teodósio (Teo), professor da PUC-Minas; e a internacionalista Marina Oliveira, coordenadora de projetos para atingidos por barragens em Brumadinho. A mediação foi feita por Lourival Batista, economista, conselheiro do Corecon-MG e professor da UFJF. Houve ainda abertura com a presidenta do Corecon-MG, economista Tania Teixeira.

A atividade integrou a programação especial do Corecon-MG para o Mês do Economista 2020. Para saber mais sobre a agenda de eventos clique aqui.

Sobre os participantes

Debatedores

Armindo Teodósio (Teo) é graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre em Ciências Sociais pela PUC-Minas e doutor em Administração de Empresas pela EAESP. É professor da PUC-Minas e pesquisador das áreas de gestão social e ambiental, políticas públicas e estudos organizacionais. Líder do Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social (NUPEGS) do PPGA da PUC-Minas.

Múcio Tosta é bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG e doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRJ. Atualmente é professor do curso de Ciências Econômicas da UFSJ e pesquisador nas áreas de sindicalismo, desenvolvimento rural, sustentabilidade, economia política, história do pensamento econômico e estratégia. Coordena o grupo de estudos Sociabilidade: Pensamento, Historia, Economia (SoPHiE), lidera o grupo de pesquisa Organizações, Estratégias e Capital Social e integra o grupo de trabalho Trabajo agrario, desigualdades y ruralidades, da CLACSO.

Marina Oliveira é graduada em Relações Internacionais pela PUC-Minas e mestranda do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da PUC-Minas. Atua como coordenadora de projetos para as comunidades atingidas pelo crime da Vale S. A. em Brumadinho, pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).

Mediação

Lourival Batista de Oliveira Junior possui graduação em Ciências Econômicas pela PUC-SP, mestrado em Educação pela UFJF e doutorado (2010) em Administração pela UFLA (área de gestão social). É conselheiro do Corecon-MG, professor e pesquisador da UFJF. Tem experiência na área de economia e gestão, com ênfase em desenvolvimento econômico.

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidad de Valencia. Atualmente é presidenta do Corecon-MG, professora da PUC-Minas e pesquisadora do Nutra/Proex/PUC-Minas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Debate ao vivo: Economia, sustentabilidade e mineriodependência
Tags:                                                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *