No dia 4 de março de 2021, o canal do Corecon-MG no YouTube recebeu a cientista política e ex-candidata a governadora de Minas Gerais, Dirlene Marques, e a vereadora da cidade de Caratinga/MG, Giuliane Quintino, para um debate ao vivo sobre a “Inserção e participação das mulheres na política”. O evento foi mediado pela conselheira do Corecon-MG e presidenta do Sindecon/MG, Vaquíria Assis, e contou com abertura feita pela presidenta do Corecon-MG, Tania Teixeira. A discussão abordou a trajetória das convidadas, um histórico da inserção feminina na política e o cenário atual da atuação das mulheres nesta esfera.

Este evento integra a agenda do Corecon-MG em comemoração ao Mês da Mulher 2021. Saiba mais.

Sobre as convidadas

Debatedoras

Dirlene Marques é economista e mestra em Ciência Política pela UFMG. Professora da FACE/UFMG, atualmente aposentada. Como militante social, foi presidenta da Apubh e do Sindecon-MG, conselheira do Corecon e do Cofecon. Militante do Movimento Feminista, sendo da organização do 8M Unificado. Foi candidata a Governadora de Minas Gerais nas eleições de 2018 pelo PSOL.

Giuliane Quintino é formada em magistério pela Escola Estadual Princesa Isabel, graduada em Letras pela UNEC e em Pedagogia pela UNIMES e pós-graduada em História e Cultura Afro-Brasileira pela FINOM. É professora, Vereadora da cidade de Caratinga/MG pelo Partido dos Trabalhadores (PT), militante do Movimento Negro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Mediação

Valquíria Aparecida Assis é graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Cesit/Unicamp e mestranda em Desenvolvimento Econômico pela Unifal. É presidenta do Sindecon-MG e conselheira do Corecon-MG.

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia. É presidenta do Corecon-MG e professora, pesquisadora e extensionista da PUC-Minas.

 

 

Live Mês da Mulher 2021: Inserção e participação política das mulheres
Tags:                                         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *