O Corecon-MG promoveu, no dia 11 de março de 2021, o debate on-line “Subestruturas de opressão do neoliberalismo”. O evento contou com a presença de Pamela Sobrinho, economista e conselheira do Corecon-MG; Luiza Dulci, economista e mestre em Sociologia; e Bárbara Ravenna, graduanda em Ciências Políticas e presidenta da União Brasileira de Mulheres de Minas Gerais. A mediação ficou por conta de Valquíria Assis, economista e conselheira do Corecon-MG, enquanto a abertura foi feita pela presidenta do Corecon-MG, Tania Teixeira. A discussão abordou aspectos estruturais da desigualdade entre os gêneros, como a divisão sexual do trabalho e o sistema patriarcal.

Este evento integra a programação especial do Corecon-MG pelo Mês da Mulher 2021 e o tema foi inspirado em artigo homônimo escrito pela economista e conselheira do Corecon-MG, Pâmela Sobrinho.

Sobre as convidadas

Debatedoras

Bárbara Ravenna é graduanda em Ciências Políticas pela UNIASSELVI. Já atuou no Conselho Municipal de Juventude de Betim, na União Estadual dos Estudantes de MG e na Subsecretaria Estadual de Juventude de MG. Presidiu o Conselho Estadual de Juventude de MG e foi vice-presidente da União da Juventude Socialista de MG. Atualmente, é presidenta estadual da União Brasileira de Mulheres de MG.

Luiza Dulci é economista pela UFMG, mestre em Sociologia pela URFJ e doutoranda em Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura pela UFRRJ. Integra o Conselho Curador da Fundação Perseu Ábramo e faz parte da rede de jovens economistas “Desajuste: economia fora da curva” e da Economia de Francisco e Clara.

Pamela Lorrany Sobrinho é economista pelo Centro Universitário Newton Paiva, pós-graduada em Controladoria e Finanças pela ESAB e pós-graduanda em Gestão Empresarial pela FGV. É conselheira do Corecon-MG, vice-presidente do Instituto Corecon Cultural e foi uma das selecionadas para o encontro Economia de Francisco.

Mediação    

Valquíria Aparecida Assis é graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Newton Paiva, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Cesit/Unicamp e mestranda em Desenvolvimento Econômico pela Unifal. É presidenta do Sindecon-MG e conselheira do Corecon-MG.

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia. É presidenta do Corecon-MG e professora, pesquisadora e extensionista da PUC-Minas.

 

Live Mês da Mulher 2021: Subestruturas de opressão do neoliberalismo
Tags:                                                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *