Economista e demógrafo José Alberto Magno de Carvalho – Foto: Sarah Dutra/UFMG

Com pesar, o Corecon-MG tomou ciência do falecimento do destacado economista e demógrafo José Alberto Magno de Carvalho, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 27 de outubro de 2020.

José Alberto Magno de Carvalho graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde posteriormente veio a lecionar por mais de 50 anos, tendo sido um dos fundadores, diretores e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da instituição, a qual também dirigiu entre os anos de 2006 e 2010.

Além disso, possuía ainda os títulos de mestre e doutor em Demografia pela Universidade de Londres, foi diretor executivo do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD), presidente emérito da Internacional Union for the Scientific Study of Population (IUSSP), sócio-fundador da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD) e da Comissão de Censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O demógrafo parte deixando um extenso legado em produções acadêmicas, tendo contribuído com a formação de centenas de futuros economistas e demógrafos e se consolidado enquanto um profissional de importância internacional.

O Corecon-MG se solidariza com todos os amigos, colegas, alunos e familiares de José Alberto e lamenta profundamente esta inestimável perda.

Nota de pesar pelo falecimento do demógrafo José Alberto Magno de Carvalho
Tags:                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *