Após realizar quatro discussões sobre temas econômicos relevantes ligados às questões de gênero, o Corecon-MG encerrou, no dia 31 de março, sua programação em comemoração ao Mês da Mulher 2022.

O evento de encerramento contou com lançamento de três livros assinados por mulheres economistas, que fomentaram um debate sobre desenvolvimento socioeconômico. Tratam-se das obras “Governo Lula: um projeto de Brasil” (Dialética, 2022), “Políticas públicas e desenvolvimento em Minas Gerais” (Appis, 2021) e “Economia de Francisco e Clara”.

Na ocasião, as publicações foram apresentadas, respectivamente, por Leila Bedeschi, doutora em Economia e autora do primeiro livro; Carla Aguilar, doutora em Economia e coautora do segundo livro; e Luiza Dulci, economista, doutora em Ciências Sociais, Agricultura e Desenvolvimento e coeditora do terceiro livro.

A abertura da atividade foi realizada pela presidenta do Corecon-MG, economista Tania Teixeira, enquanto a moderação ficou por conta da conselheira regional, Misma de Paula. Houve ainda atividade cultural e sorteio de um exemplar de cada obra lançada.

Todas as atividades do Mês da Mulher 2022 ficaram gravadas e podem ser assistidas pelo canal do Corecon-MG no YouTube. A agenda completa e todas as informações sobre os eventos que ocorreram podem ser encontradas aqui.

Sobre as convidadas

Debatedoras

Leila Bedeschi é graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já lecionou Economia Brasileira e História Econômica em universidades mineiras e trabalhou por 12 anos em ONGs voltadas à cidadania. É analista de desenvolvimento no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e autora do livro “Governo Lula: um projeto de Brasil” (Dialética, 2022), resultado de sua tese de doutorado.

Carla Aguilar é graduada em Ciências Econômicas, mestre e doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, além de coordenadora e pesquisadora da Coordenação de Análise Insumo-Produto da Diretoria de Estatística e Informações da mesma instituição. É coautora do livro “Políticas públicas e desenvolvimento de Minas Gerais” (Appris, 2021).

Luiza Dulci é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integra o Conselho Curador da Fundação Perseu Ábramo e faz parte da rede de jovens economistas “Desajuste: economia fora da curva” e da Economia de Francisco e Clara. É coeditora do livro “Economia de Francisco e Clara” (Paulus, 2021).

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC MG, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia, na Espanha. É presidenta do Corecon-MG e professora, pesquisadora e extensionista da PUC MG.

Moderação

Misma Ferreira de Paula é bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-Minas e master em Governança, Gestão de Riscos e Compliance pelo Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência. É coordenadora do Núcleo de Extensão do Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN) e head de Compliance Público na empresa SG Compliance.

 

 

Live Mês da Mulher 2022: Encerramento com lançamento de livros e debate sobre desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *