“O papel do Estado na reconstrução do Brasil” foi o tema discutido em painel promovido pelo Corecon-MG no dia 12 de agosto, em continuidade à programação do Mês do Economista 2022. Aberto ao público, o evento ocorreu presencialmente na sede do Conselho (Rua Paríba, 777, Savassi – Belo Horizonte/MG) e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Os convidados para a discussão foram a economista, professora da UCAM e presidenta do Corecon-RJ, Flávia Vinhaes; o engenheiro mecânico, técnico de operação de petróleo da Petrobrás e coordenador geral do Sindipetro-MG, Alexandre Finamori; e a cientista social e especialista em desenvolvimento econômico, Juliane Furno.

A abertura do painel, por sua vez, foi realizada pela economista Tania Cristina Teixeira, professora da PUC Minas e presidente do Corecon-MG; pelo conselheiro fiscal do Sindecon-MG, Weslley Cantelmo; e pelo representante do Corecon Acadêmico-MG, Lucas Soares.

A programação do Mês do Economista no Corecon-MG continua até o dia 31 de agosto de 2022, com palestras, painéis, rodas de conversa e oficina. Clique aqui para conferir a agenda completa de atividades e siga o Conselho no Instagram e no YouTube para participar.

Sobre os convidados  

Expositores

Flávia Vinhaes é mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutora em Economia pela UFRJ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atualmente é Economista do IBGE, na Coordenação de Emprego e Renda, e presidente do Corecon-RJ. Já foi Economista Plena da Diretoria de Gás Natural da Petrobras. Ministra disciplinas de Macroeconomia e Microeconomia na Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Juliane Furno é mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp, especialista em Desenvolvimento Econômico com ênfase na Economia Política do setor de petróleo e gás. Atualmente, é economista-chefe do Centro de Estudos de Economia do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Alexandre Finamori é engenheiro mecânico pela UFMG, pós-graduado em Economia e Trabalho pelo DIEESE e MBA em Gestão e Economia da Energia. Há seis anos, atua como técnico de operação e refino de petróleo na Petrobrás. É coordenador geral do Sindipetro-MG.

 

Abertura

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas pela PUC Minas, mestre em Ciência Política pela UFMG, Master-DEA e doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Valencia, na Espanha. Atualmente, é presidenta do Corecon-MG e professora, pesquisadora e extensionista da PUC-Minas.

Weslley Cantelmo é economista, mestre em Geografia e doutor em Economia pela UFMG. É co-fundados do Instituto Economias e Planejamento e da Apó Territorial. Foi Superintendente de Planejamento Urbano e Regional do Governo de Minas e coordenou o mapeamento de reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG. É membro do Sindecon-MG.

Painel: O papel do Estado na reconstrução do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *