Economistas, Gracielle de Fátima Sousa e Davi Constantino, foram os ganhadores do XXIX Prêmio Brasil de Economia nas categorias Artigo Temático e Monografia de Graduação.

O XXIX Prêmio Brasil de Economia tem por objetivo incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira.

Artigo Premiado

O Artigo Temático “O regime de metas de inflação e a autonomia do Banco Central” conferiu à economista Graciele de Fátima Sousa o prêmio de melhor Artigo Temático pela Comissão Avaliadora eleita pelo Conselho Federal de Economia além do valor de R$ 3 mil reais.

O trabalho por Graciele realizado apresentou uma revisão da literatura teórica e empírica sobre as metas de inflação, e buscou-se explicar as características desse regime monetário no Brasil, a estrutura, finalidade e autonomia do BCB.

Graduada, e Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Gracielle de Fátima Sousa, é, atualmente, pesquisadora-economista do Centro de Estudos, Pesquisas e Projeto Econômico-Sociais (CEPES) da UFU; nas áreas: de Organização Industrial e Estudos Industriais, com ênfase em pequenas e médias empresas, internacionalização e políticas industriais; de Economia Regional: reestruturação produtiva, desenvolvimento regional, Ciência e Tecnologia (C&T); em temas relacionados ao Índice de Preços ao Consumidor (nacional e de Uberlândia).

Leia o artigo na íntegra, clique aqui.

Monografia Premiada

“Os Efeitos da Secretaria da Economia Criativa: uma análise para as mesorregiões brasileiras” foi reconhecida como a melhor monografia de graduação pela Comissão Avaliadora eleita pelo Cofecon. Davi Constantino, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e autor da monografia, atualmente, atua em uma empresa de engenharia de telecomunicações com atividade em quase todo o Brasil. 

Entende que sua formação em economia lhe permite elaborar análises estatísticas, previsões e trazer noções de impactos macroeconômicos às operações da regional de Campinas, onde trabalha. 

Davi comenta que não pretende seguir na carreira acadêmica, e que, atualmente, está fazendo pós-graduação em finanças, mas não descarta a possibilidade de, num futuro próximo, voltar à universidade em um programa de Mestrado. “A parte mais desafiadora dentro da graduação foi a Monografia. Foi difícil escolher um tema que me importasse e me interessasse profundamente”, afirmou.

Veja a íntegra da monografia, acesse aqui.

Minas Gerais recebe duas premiações no XXIX Prêmio Brasil de Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *